Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O prefeito Roberto Sobrinho reuniu nesta terça feira, 26, com os administradores e lideranças comunitárias dos distritos de Rio Pardo, União Bandeirantes e Jacy-Paraná para tratar das demandas levantadas pela própria comunidade. O encontro que durou mais de cinco horas, contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado (Emater, Idaron) e do Governo Federal (Eletrobrás/Ceron e Empresas de Correios e Telégrafos).
 
Participaram ainda da reunião os secretários municipais Marcelo Fernandes (Semob), Fátima Ferreira (Semed), Jair Ramires (Semusb), Ian Kleber (Semur), Israel Xavier (Sempre), Pedro Béber (Semepe), José Wildes (Semagric) e José Gadelha (Sema), a chefe de Gabinete Mirian Saldaña, os adjuntos Eduardo Maiorquim (Semusa) e Edna Vasconcelos (Semas), os coordenadores municipais Samuel Pessoa (Juventude) e Selimar Ferreira (Fiscalização e Posturas), a deputada estadual, Epifânia Barbosa e o vereador Jurandir Bengala. “Esse tem sido um procedimento padrão da nossa administração, ou seja, ouvir sempre a comunidade porque é o morador que sabe dos problemas existentes no local onde ele vive. E quando não reunimos aqui no gabinete vamos diretamente à população. É um procedimento que nos permite tomar conhecimento das demandas. Nem sempre conseguimos atender tudo, mas são reuniões importantes para saber o que está acontecendo e construirmos juntos as alternativas para resolver os problemas”, afirmou o prefeito.
 
Rio Pardo
 
A comunidade de Rio Pardo apresentou ao prefeito uma lista com 14 reivindicações, a maioria delas atendidas pelo gestor municipal. Após ouvir as demandas, o prefeito Roberto Sobrinho autorizou a construção da sede da administração local, do posto de saúde, de uma escola e a ampliação da equipe do Programa Saúde da Família, que passará a ter duas equipes.
 
O prefeito também autorizou a implantação de um telefone público na área onde será construído estabelecimento de ensino e a secretária Fátima Ferreira informou que mais três ônibus serão colocados para o transporte escolar.
 
Sobre a questão da energia elétrica, que não é responsabilidade da prefeitura, o represente da Eletrobrás/Ceron adiantou que há duas possibilidades de se resolver a pendência. Uma é fazer a interligação da rede ou por Buritis ou por Alto Paraíso, sendo que para ele, a alternativa mais viável é a primeira.
 
O administrador do distrito, Mariane Conceição, ao final da reunião, falou sobre o resultado do encontro. “Para nós foi muito positiva a reunião. Saímos desse encontro satisfeito e é isso que queremos. Agora vamos aguardar a confirmação de tudo que foi decidido aqui”, disse.
 
União Bandeirantes
 
Entre as reivindicações da população do distrito de União Bandeirantes, o prefeito confirmou a construção de um posto de saúde e de uma creche para atender crianças de 03 a 04 anos de idade. O prefeito também autorizou construção de uma praça e a convocação de profissionais da saúde para a unidade que será construída no distrito.
 
Sobre a regularização fundiária, a prefeitura aguarda ainda uma manifestação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS) sobre procedimento de transferência das terras da União para o município. A dúvida a ser esclarecida é saber se haverá a necessidade da aprovação do Congresso Nacional. Caso não seja, o processo será mais ágil. “É preciso ficar claro que a prefeitura só poderá atuar no distrito regularizando os lotes, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns bairros de Porto Velho, quando essa pendência for resolvida. O município só pode atuar em áreas sob o seu domínio”, explicou o prefeito.
 
O administrador de União Bandeirantes também disse que foi satisfatório o resultado e parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Essa é uma forma diferente de se trabalhar. Mas ainda bem que o prefeito está ouvindo a comunidade. Dessa forma é possível se avançar nas resoluções dos problemas existentes nos distritos”, afirmou o administrador José Aparecido.
 
Jacy-Paraná
 
Aos representantes do distrito de Jacy-Paraná, o prefeito confirmou a construção de uma praça no bairro Bela Vista e explicou os motivos do atraso na obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está paralisada. Roberto Sobrinho adiantou que a empresa que venceu a licitação faliu e a prefeitura teve que rescindir o contrato. “Para evitar mais demora, com a abertura de uma nova licitação, foi feito um acordo com Jirau que ficou responsável de contratar diretamente a empresa para tocar a obra”, informou. Essa saída foi possível porque a UPA está sendo construída com recursos federais, contrapartida do município e das compensações.
 
Outras reivindicações, como o ônibus para o transporte de estudantes universitários, o prefeito de Porto Velho adiantou que a demanda será analisada e poderá ser atendida por meio das compensações das hidrelétricas e a prefeitura estudará junto com a comunidade, os cursos de qualificação profissional que serão oferecidos no distrito.
Roberto Sobrinho também anunciou a realização de quatro quilômetros de pavimentação em Jacy-Paraná e as alternativas econômicas que podem ser implantadas no local quando terminarem as obras das usinas, como a criação de um pólo pesqueiro que vai gerar cerca de sete mil empregos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS