Prefeitura estuda a criação de um centro psicossocial infantil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante a visita, que foi proposta pelo vereador Delson Moreira (PRB), o grupo se reuniu com a coordenadora de capacitação do Senad, Cátia Chagas e Aldo Costa, coordenador nacional de prevenção às drogas, para colher maiores informações sobre os programas de prevenção que a Senad desenvolve e as políticas nacionais sobre drogas buscando parceria para capacitar os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPs-AD), e trazer à capital, programas de redução de danos.
Referência
A primeira dama reforçou à equipe da Senad que a prefeitura de Porto Velho é hoje pioneira em ações de prevenção e tratamento de pacientes dependentes químicos. “Implantamos em 2009 o CAPS-AD, e só no ano passado foram mais de 1200 atendimentos. E mantemos tratamento a 120 jovens, que poderão ter uma nova oportunidade de vida, se livrando do vicio. Somos referência para as outras cidades de Rondônia”, disse Lucilene acrescentando que a implantação do centro e de várias políticas referentes às drogas só foi possível após encontro na Senad em outras ocasiões. “E hoje é realidade nosso centro, e está sendo possível resgatar a autoestima e mudar a vida de muitos homens, mulheres e adolescentes”, reafirmou.
Ela reiterou ainda que a administração municipal atual foi a única em toda a história da capital a implantar um centro que trata o problema do álcool, das drogas (e recentemente agregado ao projeto o tabagismo), de forma prioritária. “Pois qualquer um destes vícios atrapalha a boa convivência familiar. Seja o pai ou a mãe, um irmão, primo, sobrinho, qualquer pessoa, se um membro enfrenta o problema, toda a família adoece junto. Por isso estamos procurando desenvolver mais projetos e a adesão de novas parcerias para juntos ajudarmos estas famílias. E esta visita à Senad é justamente para encontramos novas propostas - ou ajustarmos as que já temos- para melhorar a vida das famílias de nossa capital que vivem este tipo de problema”, reiterou a primeira dama.
Mulher
Lucilene ressaltou também o trabalho da Casa Família Rosetta para Mulheres. “A mulher é a base de uma família e a família é a base da sociedade. Se ela tem problemas com drogas, álcool ou outros vícios, isso reflete em tudo a sua volta. Tudo fica comprometido. E graças a esta administração que trabalha para todos, de forma igualitária foi possível esta parceria coma Casa Rosetta e a implantação do Caps também e a pretensão é ampliar as políticas publicas que tratem do assunto de forma eficiente” , disse ela.
Juventude
Durante o encontro na Senad o coordenador de Juventude, Samuel Pessoa, apresentou o projeto “Nós na Prevenção”, que tem a meta de capacitar jovens adolescentes das escolas, igrejas, tribos urbanas e comunidades tradicionais e rurais, para que sejam multiplicadores em prevenção de drogas. “Pois a juventude é um instrumento estratégico na disseminação da informação sobre os malefícios das drogas nas famílias”, comentou Samuel.
Ideias
A visita rendeu boas ideias. Lucilene explica que estuda junto a Senad/ Ministério da Saúde a implantação de um Caps para tratamento exclusivo de crianças de adolescentes com problemas com drogas e álcool. “As crianças de hoje são o futuro de amanhã. Se elas sofrem hoje e se não tem ajuda para se livrar deste sofrimento, serão adultos com maiores problemas no futuro, por isso vamos priorizar este atendimento e buscar a criação deste novo centro”, disse. A fase agora será de levantamento de dados, estatísticas e com a parceria do vereador Delson Moreira vamos em busca de recursos juntamente com o prefeito Roberto Sobrinho, para tornar realidade mais este Centro”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!