NÃO É NOVIDADE CAOS NO JPII - De quem é a culpa? Governo, Prefeitura, Usinas ou da própria Globo?

Isto mesmo, para a poderosa Globo nenhum problema grave está acontecendo para justificar a presença de tanta gente amontoada. Tenham a santa paciência. Nada grave os cambau.

NÃO É NOVIDADE CAOS NO JPII - De quem é a culpa? Governo, Prefeitura, Usinas ou da própria Globo?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite desta terça-feira (11), o Brasil tomou conhecimento do circo de horror chamado Pronto Socorro João Paulo II, nosocômio que atende pacientes de Porto Velho e Interior. Porém a reportagem realizada por uma equipe enviada especialmente para escancarar a realidade da saúde pública de Rondônia deixou a desejar.(VEJA AQUI)
A situação esdrúxula e aviltante a qual os contribuintes rondonienses são submetidos no JPII não é nenhuma novidade, muito menos um “furo jornalístico”. Desde junho de 2009, o Rondoniaovivo publicas reportagens com imagens exclusivas das condições subumanas dos pacientes do JPII. ( VEJA AQUI) ( VEJA OUTRA AQUI).
Até o texto da matéria global muito se assemelha ao publicado pelo seu jornal eletrônico. A única diferença é que tivemos que fazer a reportagem no método “câmera escondida”. ( VEJA VÍDEO DE 2009 AO LADO) Totalmente diferente do repórter que chegou a fazer passagem na porta da UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Será que daqui dois meses algum jornalista local vai poder filmar abertamente dentro do JPII. Ou esta matéria foi tudo um jogo de cena para justificar a necessária e urgente intervenção federal na saúde de Rondônia?
O repórter global pecou ao não dar importância para o porquê da super lotação do Hospital. De modo simplista, para os profissionais da Rede Globo –  “As pessoas estão realmente sofrendo, sem que tenha acontecido nenhum problema grave que justifique um amontoado de pacientes nos dois principais hospitais do estado à espera de atendimento”.
Isto mesmo, para a poderosa Globo nenhum problema grave está acontecendo para justificar a presença de tanta gente amontoada. Tenham a santa paciência. Nada grave os cambau.
Para esclarecer a vesga visão, que deve ser também da afiliada local, temos dois graves problemas que incharam a saúde em Porto Velho.
Primeiro, está é a única capital do Brasil que não possui nem pronto socorro, nem hospital municipal.
Isso mesmo, a única capital do Brasil sem os serviços públicos de saúde municipaL. Isto por culpa dos últimos prefeitos, incluindo a atual gestão que já está no poder há sete anos. Ninguém que passou pelo palácio Tancredo Neves teve vergonha na cara para resolver o problema. Aliás, nos arquivos do Rondoniaovivo temos um vídeo do atual prefeito Roberto Sobrinho elogiando o JPII. Enquanto não houver uma intervenção do município de Porto Velho o problema vai persistir.
Segundo ponto, a construção das duas Usinas Hidrelétricas na capital de Rondônia, com o aumento de mais de 50.000 pessoas na população de Porto Velho. São famílias inteiras e trabalhadores que vieram para a capital construir a redenção energética do Brasil. Porém, nenhum hospital foi construído para atender o aumento da demanda. Lembra e muito os trabalhadores que no início do século passado  vieram construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se amontoavam no Hospital da Candelária.
Resta saber se o repórter foi instruído a não ver isto? Resta saber se o direcionamento da matéria não era para saber o porquê de tanta gente sem acesso a saúde digna. Aí o leitor pergunta? Mas e os governantes, não têm culpa?
Todos têm, a administração (Cassol/Caúla) que deixou o governo recentemente não deu a devida atenção. Tratou com desdém o problema e foi defenestrada nas urnas. O prefeito Roberto Sobrinho é outro que parece insensível ao caos na saúde de Porto Velho.
Mas não podemos esquecer-nos da própria Rede Globo, que possui uma afiliada na região e estava “cega” ao problema. Se praticassem jornalismo investigativo de verdade e não ficassem dando amém a todos os políticos que estão no poder, fazendo o jornalismo de “rapapé de gabinete”, quem sabe a pauta JPII já não teria há alguns anos subido para a matriz no Rio de Janeiro. Mas, sabe como é,  o departamento comercial precisa fechar a meta e aí, que se dane o povo.
Esperamos que com a conhecimento público brasileiro da situação na saúde em Porto Velho, o Governo Federal tome uma atitude célere para resolver o problema, que não é nenhuma novidade para o rondoniense.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS