Certidão de nascimento, carteira de trabalho e de identidade, CPF, carteira pescadora artesanal, de passe interestadual e de sindicalização do STTR, registro no INSS e encaminhamento de benefícios. Estes são os principais documentos emitidos gratuitamente pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, através de mutirões no campo. Entre os dias 3 e 7 de novembro, a equipe do programa percorrerá as comunidades ribeirinhas de Porto Velho, atendendo às trabalhadoras e seus familiares.
O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incra, em parceria com INSS, CEF, MTE, MPA, Ceplac, Sesdec/IICC, Seas, Shopping Cidadão, CPT, Fetagro, MST e Emater, e com o apoio do STTR, prefeitura de Porto Velho, coordenadoria de mulheres e secretarias municipais de Porto Velho.
Durante os mutirões são realizadas as campanhas contra Violência da Mulher do Campo e da Floresta e Homens contra a Violência e atendimentos também em áreas como lei Maria da Penha. Há ainda um balcão de atendimento da Emater e outros serviços gratuitos como fotos 2x4 e fotocópias.
Confira a seguir a programação:
03 de novembro de 2010
Horário – 8h30 às 17h
Escola Municipal João de Barros Gouveia - Demarcação
Abrangência: comunidades ribeirinhas: Demarcação, Paracuruba,– gleba Rio Ouro Preto, Extensão do Rio Machado e Independência.
04 de novembro de 2010
Horário – 8h30 às 17h
Escola Municipal Dr.ª Ana Adelaide - Distrito Calama
Abrangência: Calama, Umaici, Rio Preto e Terra Firme
05 de novembro de 2010
Horário - 8h30 às 17h
Escola Municipal Aquiles Chaves Paraguassu– Comunidade Ribeirinha Papagaio
Abrangência: Papagaio, Ilha Nova, Ressaca, Terra Firme, Assunção e Espírito Santo
06 e 07 de novembro de 2010
Horário: 8h30 às 17h
Escola Municipal Floriano Peixoto - Distrito Nazaré
Abrangência: Nazaré, Pombal, Santa Catarina, Curicacas, Tira-Fogo, São José da Praia, Conceição do Galeta e Boa Vitória