Foi lançado na manhã desta quarta-feira (14) no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia, em Porto Velho, o “1º Prêmio MP/RO de Jornalismo: Ministério Público como Defensor da Sociedade”, que contou com a cobertura da imprensa e foi apresentado pelo Procurador Geral de Justiça de Justiça, Ivanildo de Oliveira, o Promotor de Justiça Marcos Valério (presidente da Comissão e coordenador do Prêmio) e o Promotor de Justiça Pedro Colaneri.
O concurso tem por finalidade reconhecer a função social da mídia (imprensa) e sua importante ação como formadora de opinião. O procurador Ivanildo disse que há tempos o órgão vinha buscando meios de organizar o concurso, trabalhando de forma coesa na sua formatação, destacando que categorias premiar. Disse ainda que o MPRO tem por objetivo estimular a imprensa a veicular mais matérias a respeito da instituição e divulgar as ações atingindo todas as camadas da sociedade.
Para o Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, presidente da Comissão de Coordenação do Concurso, o concurso será a oportunidade também de abrir um leque de divulgação sobre as ações que ocorrem nas 23 Comarcas do estado, descentralizando as atenções da capital. Ele citou também sobre uma pesquisa realizada para apurar que meios de comunicação são mais utilizadas pela comunidade. Segundo Marcos, o rádio foi a primeira opção apontada pela pesquisa, seguida da televisão e depois a internet.
Sobre a internet o promotor deu uma dedicação especial, falando que os sites de notícias são de suma importância para difundir as informações via rede mundial, alimentando inclusive outros veículos de comunicação. “Através dessa ferramenta de comunicação a população tem acesso à informação de forma mais rápida e dinâmica”, disse.
Já o promotor de Justiça Pedro Colaneri, citando o Artigo 220 da Constituição, ele disse que a imprensa tem direito a informa e que no mundo contemporâneo o mundo tem vários poderes que atuam na defesa da sociedade. “Não importa se a imprensa é o Quarto Poder, o importante é ela ter o direito de informar o cidadão mostrando tantos os aspectos negativos quanto positivos, todos tem o direito de saber, pois sem isso não tem uma democracia real”, disse Pedro.
O CONCURSO
O 1º Prêmio MP-RO de Jornalismo contemplará as seguintes categorias: jornalismo impresso (jornal), Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo on line (sites ou blogs) e fotojornalismo. As inscrições devem ser realizadas no período de 14 de outubro de 2010 a 07 de março de 2011, o prêmio é de R$ 5.000, 00 (cinco mil reais) para cada categoria. O prêmio será entregue em uma cerimônia prevista para 07 de abril de 2011 (Dia do Jornalista), em Porto Velho. Mais informações a respeito do concurso pode ser obtido através do link: 1º MP/RO de Jornalismo.