Uma multa pesada, de mais de R$ 42 mil, aplicada recentemente pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), fez com que o HSBC - um dos bancos privados mais ricos existentes no Brasil - finalmente tomasse medidas para cumprir com a Lei das Filas, que determina o atendimento ao cliente em no máximo 20 minutos em dias normais e até meia hora em vésperas de feriados ou dias de pagamento.
A agência multada foi a situada na Avenida Jorge Teixeira, ao lado do Terminal Rodoviário de Porto Velho. Ali, de acordo com denúncias feitas pelos populares, apenas um funcionário fazia o atendimento no caixa, para a demanda diária de centenas de pessoas. Assim, cada cliente demorava em torno de uma hora e meia para ser atendido.
Com as denúncias feitas pelos próprios usuários e clientes, além das observações feitas pelo SEEB/RO (Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia), a Semfaz enviou fiscais para a unidade e, apesar de todas as autuações, houve reincidência por parte do banco.
Somente após a última multa, que ultrapassou os R$ 42 mil, é que, nesta semana, o banco resolveu remanejar alguns funcionários para os caixas, completando todo o atendimento nos caixas existentes.
Foi o que se viu na manhã desta sexta-feira (10/9) pelos diretores do SEEB, que visitaram a unidade e conversaram com alguns executivos do banco.
“É uma demonstração clara de que, em alguns casos, somente com a aplicação destas multas pesadas os bancos resolvem oferecer um atendimento mais humano e digno para os clientes. Mas ainda acreditamos que com a contratação de mais funcionários este gargalo não existiria”, diz o presidente do SEEB/RO, Cleiton dos Santos.