Uma equipe de técnicos dos setores de elaboração de projetos, assistência jurídica e de sistema de informática está percorrendo todas as 52 prefeituras do estado, para prestar auxílio necessário nos diversos setores. É o projeto ‘AROM Itinerante’, que visa oferecer subsídio técnico às administrações. Os prefeitos e secretários recebem a visita técnica e institucional da Associação Rondoniense de Municípios durante este mês de setembro e meados de outubro.
Os primeiros municípios do cronograma de trabalho da associação a serem visitados nesta semana foram os de Itapuã do Oeste, seguido de Cacaulândia, Rio Crespo e Alto Paraíso, na região de Ariquemes. A cada reunião que é realizada com os gestores e responsáveis por pastas municipais, um diagnóstico é feito para apresentar os setores mais deficitários e apontar sugestões para resolução. Para a próxima semana, a AROM trabalhará os municípios da região de Jaru.
Nesta quarta (08-09), os técnicos da AROM ouviram o prefeito de Cacaulândia, Edir ALquieri, Controladoria do Município, Coordenação Geral, Chefia de Gabinete e os secretários de Saúde, Educação e de Ação Social. Questões como legalidade de permuta de servidores, contratação de médicos, Diário Oficial Eletrônico, foram esclarecidas na mesma hora. Elaboração de projetos e captação de seus recursos por meio de convênios e outros, foram incluídos na meta de serviços da associação.
A pedido do presidente da AROM, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, a secretária executiva da entidade, Érica Milva, está realizando um levantamento dos pontos mais carentes das administrações para desenvolver um cronograma de cursos específicos. O objetivo é ajudar na estruturação das prefeituras, para que possam realizar um trabalho íntegro e livre de punições e outros incômodos. “Nossa orientação principal é quanto ao planejamento da gestão e que os prefeitos escutem quadro de técnicos antes de tomar qualquer decisão política”, disse Milva.