O curso “Rotinas, Normas e Procedimentos em Recursos Humanos” e a auditoria de equidade são atividades já programadas pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO) para os jurisdicionados do Cone Sul, no mês de setembro.
O curso, que terá a parceria do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP), acontecerá no auditório da própria Regional, em Vilhena, nos dias 16 e 17 de setembro. A capacitação é destinada aos técnicos da área de pessoal dos municípios de abrangência da Regional e será ministrada pelo servidor Manoel de Lima Macedo, ex-diretor do Departamento de Recursos Humanos do TCE e hoje lotado na 3ª Relatoria de Controle Externo.
“Essa capacitação, que foi uma solicitação dos próprios jurisdicionados, visa suprir uma grande deficiência dos municípios na área de pessoal”, explicou a secretária interina da Regional, Valdelice Nogueira.
As inscrições estão sendo feitas, preferencialmente, através do e-mail ieptce@hotmail.com ou pessoalmente na própria Secretaria Regional, em Vilhena. Mais informações pelo telefone (69) 3211-9021.
AUDITORIA DE EQUIDADE
Uma atividade que acontece pela primeira vez no Cone Sul é a auditoria de equidade, que o TCE realizará na Secretaria de Ação Social de Vilhena (Semas), de 19 a 25 de setembro.
Uma equipe da 5ª Relatoria de Controle Externo, ligada ao Gabinete do Conselheiro Francisco Carvalho, realizará, com apoio técnico e logístico da Secretaria Regional, auditoria nas contas da Central de Produção de Alimentos (CPA), ação desenvolvida pela Semas, através do Programa de Apoio à Pessoa Carente.
A secretária regional Valdelice Nogueira esteve reunida com a secretária de Ação Social de Vilhena, Lizângela Rover, para explicar os objetivos e a proposta da atividade fiscalizatória. Chamada também de auditoria da igualdade, a auditoria de equidade visa responder à demanda de informação da sociedade, no que se refere ao resultado da aplicação dos recursos públicos.
Por sua vez, a secretária Lizângela Rover disse que a Central de Produção de Alimentos atende atualmente 2.700 famílias de baixa renda do município, com a distribuição diária de cerca de 4 mil litros de leite de soja e de pães, bolos e outros alimentos produzidos à base de soja.
“Temos uma vaca mecânica para processar a soja e fabricar o leite que vai atender as famílias cadastradas nos nossos programas psicossociais”, informou Lizângela. Ainda segundo a secretária de Ação Social, a CPA faz parte do Programa de Apoio à Pessoa Carente, que conta apenas recursos da própria Prefeitura de Vilhena.
Para finalizar, Lizângela Rover, que é primeira-dama do município de Vilhena, enalteceu a atuação da Secretaria Regional do TCE no Cone Sul, destacando a seriedade do trabalho e a qualidade dos técnicos: “São verdadeiros parceiros da administração pública e não apenas fiscalizadores. Isso nos ajuda muito, pois dá segurança e transparência ao serviço que executamos, resultando em melhoria para a população.”