O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), Hélio Vieira da Costa, apontou as práticas esportivas e atividades culturais como uma das melhores formas de evitar que crianças e adolescentes se envolvam com entorpecentes. O presidente da OAB-RO participou, nesta quarta-feira, 18, do lançamento do projeto “Nós na Prevenção” (campanha antidroga), na escola Joaquim Vicente Rondon, em Porto Velho.
Hélio Vieira destacou a iniciativa, afirmando que toda a sociedade deve se envolver em programas que visam afastar os jovens do mundo do crime e das drogas. “Só assim conseguiremos construir uma sociedade mais humana e pacífica”, reiterou.
O projeto “Nós na Prevenção” é realizado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com várias entidades e, segundo os idealizadores, tem como proposta capacitar quinze alunos e dois professores de cada escola do município para, através da arte, reforçar o combate ao uso de drogas entre os jovens.
A OAB-RO, que reforça a campanha com palestras e eventos culturais nas escolas, destaca a OAB Cidadania como exemplo dessa parceria. “Há cerca de quatro anos a advocacia rondoniense desenvolve trabalho nas escolas de todo o Estado, levando noções de direito e palestras sobre os deveres e direitos do cidadão”, disse o presidente. A campanha OAB - Cidadania, segundo Hélio Vieira é um exemplo de programa que busca resgatar a juventude e conscientizá-la, criando uma massa crítica. “Este ano o trabalho esta voltado para conscientização política. Nas palestras os alunos são levados a refletir sobre a importância do voto, que é o primeiro grande passo para o exercício da cidadania”.
Alunos de três escolas municipais - Joaquim Vicente Rondon, Maria Isaura e Darwich – prestigiaram o lançamento do projeto “Nós na Prevenção”. Em conversa com os alunos, o coordenador do projeto Samuel Pessoa, explicou a metodologia do programa, que utiliza a dança, o teatro e a música como estratégia para prevenir o uso de droga e promover a cultura entre os jovens da capital. “Cada escola vai escolher 15 alunos e dois profissionais da educação, para que possamos formar multiplicadores da campanha”, explicou Samuel Pessoa.
A advogada Wanda Arruda, que também participou do lançamento do projeto, falou da necessidade de se incentivar os jovens para essas práticas. “Assim, no futuro, teremos adultos responsáveis. Afinal, eles não são o futuro do nosso país?”, indaga a advogada.