SAUDOSAS LEMBRANÇAS III – Por Anysio Gorayeb

SAUDOSAS LEMBRANÇAS III – Por Anysio Gorayeb

SAUDOSAS LEMBRANÇAS III – Por Anysio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Voltando ao tema, iniciaremos falando dos nossos estádios de futebol. O Estádio Paulo Saldanha, mais conhecido como campo do Ypiranga, foi o primeiro estádio da cidade. A área ainda existe ate hoje, na Rua Pinheiro Machado, entre as ruas Jose Bonifácio e Gonçalves Dias. O estádio tinha suas arquibancadas de madeira, e elas se localizavam junto ao muro da Rua José Bonifácio.
 
Somente em 1957 foi inaugurado o Estádio Aluízio Ferreira, porém o Estádio Paulo Saldanha não foi desativado e ainda chegamos a assistir alguns clássicos regionais naquele local. Atualmente funciona no local uma casa de shows, porém ainda pertence ao Clube Ypiranga.
 
  
Estádio Paulo Saldanha e suas arquibancadas (destaque em azul), o antigo Quartel da 3ª CIA de Fronteira (vermelho) e mais adiante a Catedral (amarelo). (Fonte: Esron Menezes)
 
Além dos estádios, havia também algumas curiosidades que os mais jovens desconhecem: a litorina e a cegonha. A litorina era um pequeno trem que não puxava vagões como outros trens. Era uma versão mais compacta e mais veloz, visto que o seu peso era menor.
 
Era também mais confortável, e geralmente era utilizada por autoridades. Já a cegonha, não tinha conforto algum. Era uma pequena plataforma de madeira que andava sobre os trilhos, porém era movida manualmente por dois operadores, e geralmente utilizada para pequenas distâncias.
 
 
Foto de uma antiga litorina sobre os trilhos da EFMM.   (Fonte: Ivo Feitosa)
 
Na década de 60, o BASA – Banco da Amazônia S/A era conhecido também como Banco da Borracha. Na época dos seringais de extração de borracha, o banco criou uma linha de crédito para financiar estes serviços. Devido a essa facilidade de crédito, a maioria dos seringalistas passou a ser clientes do BASA, daí o nome de Banco da Borracha. A agência continua no mesmo local na Avenida Presidente Dutra.
 
  
Banco da Amazônia na década de 60, também conhecido como Banco da Borracha. (Fonte: Foto Pereira)
 
Na mesma década ao lado dos correios ficava o Banco Brasil, que funcionou naquele local até o ano de 1977. Logo em seguida o mesmo imóvel abrigou a agência do BANACRE – Banco do Estado do Acre. Hoje no mesmo local está instalado o restaurante do SESC – Serviço Social do Comércio. O Banco do Brasil comprou o terreno na Rua Dom Pedro II esquina com a Rua José de Alencar para construir sua nova sede. Há 33 anos, esta é a agência centro da instituição.

 Década de 70, inicio das obras do Banco do Brasil (destaque em vermelho) e a antiga residência do Sr. Abelardo Castro, hoje Banco Itaú (amarelo).  (Fonte: Esron Menezes)

 
Esta esquina pertencia anteriormente a Dona Maria Turca, que era mãe da Dona Labibe Bartolo. Quando éramos adolescentes, pulávamos a cerca do quintal da Dona Maria para pegar frutas. Lá havia uma grande variedade de frutas, porém a preferida era a cajarana. Só tínhamos que ter muito cuidado, pois ela não gostava que pegássemos suas frutas e, além disso, era muito brava.
 
Do outro lado da rua, na mesma esquina, ficava a residência do Sr. Abelardo Castro, onde é hoje o Banco Itaú. Seu Abelardo era gerente da Paraense, uma companhia aérea, e em conseqüência disso, a agência de viagens da companhia funcionava na sala da sua casa. A Paraense teve vida curta como companhia aérea.
 
No artigo anterior, informamos que concluiríamos o tema neste artigo. Porém entendemos que ainda temos muitas lembranças a serem descritas, e por isso voltaremos ao tema em breve.
 
Recordar é viver em dobro...
 
 
Fiquem todos com Deus...
 

Até a próxima.

*Anísio Gorayeb Filho é colaborador do RONDONIA AO VIVO, é natural de Porto Velho, tem 55 anos, economista do quadro do estado desde 1983. Também participa do Programa VIVA PORTO VELHO, que vai ao ar todos os domingos às 11 horas da manhã pela Rede TV canal 17, e pela Via Cabo canal 27.                  E-mail: anisiogorayeb@hotmail.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS