O Escritório Regional de Gestão Ambiental de Costa Marques (ERGA/Sedam), está realizando uma intensa fiscalização no Rio Guaporé com o intuito de coibir a pesca predatória na região e conscientizar os ribeirinhos que vivem nas adjacências a preservarem o local evitando danos ao meio ambiente.
De acordo com o diretor Regional Francisco Alves Sales, esta ação foi iniciada desde o mês de maio e irá terminar no final do verão amazônico. Ressaltou ainda que a fiscalização foi realizada no sentido Pedras Negras, na região de Costa Marques, onde foram monitoradas todas as bacias que ficam do lado brasileiro do rio, percorrendo aproximadamente 130 km de Rio.
Durante a fiscalização foram constatadas várias irregularidades como lixos, malhadeiras, tarrafas e pescadores sem a carteira de pesca. Na ocasião os técnicos da Sedam conscientizaram os ribeirinhos ensinando técnicas de Educação Ambiental para evitar a pesca predatória e como cuidar do rio para impedir problemas futuros.
O diretor explicou também que nesse período o fluxo de pescadores e turistas é intenso no rio Guaporé, se fazendo necessário a intensificação da fiscalização tanto no rio como por terra.
Participaram desta atividade os técnicos Claudemir Gonçalves, Nelson Vali e o engenheiro Sérgio Marques. Essa ação será realizada também nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas é maior.