Água e lixo: uma questão de saúde ambiental

Água e lixo: uma questão de saúde ambiental

Água e lixo: uma questão de saúde ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Preocupado com a forma em que a população vem destinando inadequadamente o lixo nos rios, igarapés, córregos e lagos, o Governo de Rondônia, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Água, que será realizado dia 22 de março, realiza diversas ações por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Faculdade São Lucas, Grupo de Educadores Ambientais Voluntários e CREA-Junior.
 
Na sexta-feira (19) pela manhã, o Movimento de Cidadania Encontro das Águas realizou um pit stop na Avenida Carlos Gomes com Av. Brasília. Na ocasião, as pessoas que passaram pelo local receberam orientações quanto aos usos múltilpos da água de forma racional. No mesmo dia a Sedam em parceria com a Faculdade São Lucas, CREA Júnior e voluntários, fizeram o pit stop no cruzamento das Av. Rio Madeira com Calama. Foram distribuídos materiais informativos de sensibilização e conscientização e sacolas de câmbio. Os educadores ambientais da Sedam convidaram a população a participar das atividades, havendo uma boa aceitação do público.
 
Na manhã de sábado (20) houve uma grande mobilização popular na Vila Candelária, no bairro Triângulo. Sob a coordenação da Sedam, o Batalhão de Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CREA Júnior, Agentes Ambientais Voluntários, realizaram blitz educativas visitando famílias conscientizando as pessoas quanto às conseqüências trazidas pelo lançamento dos lixos nos rios. Foram destacados poluição e contaminação da água, doenças como: malária, leptospirose, verminoses, febre tifóide, cólera e hepatite, escassez dos recursos hídricos, além de boas práticas de como economizar a água ao lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, usar a descarga do sanitário, lavar carros, calçadas e roupas.
 
A equipe de voluntários também dialogou com os moradores esclarecendo duvidas que surgiram durante a visita educativa. Os voluntários retiram também os lixos das ruas, enquanto os demais parceiros estavam recolhendo o lixo nas margens do rio Madeira.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Iracy Wanderley Filha, mais de 200 pessoas participaram da operação. Uma média de um caminhão de lixo foi retirado das margens do rio. Os resíduos, acondicionados em sacos de jutas estão na comunidade aguardando a coleta pela Prefeitura do Município de Porto Velho.
 
Na ocasião a Sedam disponibilizou cinco coletores seletivos de lixo para a Comunidade da Vila Candelária, estimulando a mudança de hábitos da população com relação a destinação desses resíduos.
 
Interação Ecológica no Espaço Alternativo
 
Na tarde de sábado (20), dando continuidade a programação da Semana da Água, a Sedam, Semed, Faculdade São Lucas, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e CREA Junior, realizaram uma interação Ecológica no Espaço Alternativo, com o objetivo de envolver a comunidade nas ações educativas e alertar a população quanto ao mau uso dos recursos hídricos.
 
O projeto Sala Verde da Faculdade São Lucas foi exposto à população pelos estudantes e professores da Instituição de Ensino. Os educadores ambientais da Sedam e estagiários confeccionaram brinquedos ecológicos feito com garrafas pet, envolvendo crianças com brincadeiras que enfatizavam a percepção ambiental.
Para o secretário da Sedam, Paulo Roberto Ventura Brandão, o Governo do Estado de Rondônia está fazendo um importante papel, unindo esforços e coordenando ações voltadas a sustentabilidade dos recursos hídricos.
 
Essa ação contou com a participação do coordenador de Projetos Sociais e Difusão Científica da Fundação Oswaldo Cruz, Marcos André Vannier dos Santos, fazendo experiências que explicam sobre parasitoses veiculadas pela água. 
 
Para finalizar, a Sedam convida toda a população para participar de uma caminhada ecológica na manhã de segunda-feira (22) às 8 horas, saída da Praça Jonathas das Pedrosas. No mesmo dia a partir das 19 horas no auditório da Faculdade Ulbra, haverá uma mesa redonda, onde será debatido o tema: Água e Pacto Social: engajamento da Sociedade Civil na Política Estadual de Recursos Hídricos.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS