Utilização de calçada como estacionamento gera polêmica em Cacoal

Utilização de calçada como estacionamento gera polêmica em Cacoal

Utilização de calçada como estacionamento gera polêmica em Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A utilização de calçadas como estacionamento está gerando a maior polêmica em Cacoal, depois que, por determinação do Ministério Público, várias empresas começaram a ser notificadas, enquanto proprietários de veículos estão sendo multados pela Polícia Rodoviária Federal. A situação mais complexa ocorre na Avenida Castelo Branco (BR 364), que concentra as principais revendas de automóveis da cidade. 

A questão dos estacionamentos foi amplamente discutida  na última semana, com a participação do Ministério Público, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Câmara dos Vereadores, Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A iniciativa partiu do vereador Fernando Minervino, que busca uma solução para o problema, devido ao crescimento da cidade. Segundo ele, é preciso considerar que as empresas estão gerando empregos e não podem simplesmente fechar as portas, o que exige das autoridades um consenso.

O promotor de Justiça, Everson Pini, deixou claro que cabe às polícias o cumprimento da lei, mas ponderou que haverá o bom senso das autoridades enquanto a questão é discutida por uma comissão formada durante a reunião de terça-feira. A comissão deverá elaborar uma proposta de reestruturação da BR 364 (no perímetro urbano de Cacoal), delimitando os estacionamentos e sinalizando todo o trecho.

Por enquanto, ficou definido que as empresas estabelecidas ao longo da BR 364 deverão deixar 1,5 metros de suas calçadas, livres para o pedestre. Algumas empresas já estão delimitando esse espaço nas calçadas. Qualquer orientação neste sentido poderá ser obtida junto à PRF, pelo telefone 191.

Fernando Minervino destacou que o objetivo do encontro, realizado na terça-feira, foi propor o debate em torno de uma questão inadiável. Segundo ele, por desconhecimento dos limites para estacionar, muitos motoristas estão sendo multados, sem antes receber qualquer tipo de orientação. Por outro lado, o pedestre precisa utilizar o passeio público. “Entendo que é preciso haver um ponto de equilíbrio”, disse o vereador, que teve sua iniciativa elogiada pelo empresário Divino Cardoso Campos.

A situação do centro da cidade também será discutida junto à Comissão formada na terça-feira. Participaram da reunião a prefeita em exercício, Raquel de Carvalho, os vereadores Fernando Minervino, Lurdes Kemper, Valdomiro Corá e Euzébio Brizon, o promotor de Justiça Everson Pini, a representante da ACIC/CDL, Terezinha Macanhão, o representante do DNIT, Marcos Bezerra dos Santos, a diretora da Ciretran, Aline Turrini, empresários e representantes de vários outros segmentos da sociedade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS