Rioterra inicia projeto para fixação de carbono

O modelo único na Amazônia foi escolhido entre quase 900 projetos

Rioterra inicia projeto para fixação de carbono

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Estudos Rioterra iniciou a execução do Projeto “Semeando Sustentabilidade” para recuperar matas ciliares no entorno da Floreta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste e Cujubim. Durante dois anos serão produzidas mudas de espécies nativas para o replantio em áreas degradadas. O objetivo é fortalecer a conservação da biodiversidade e melhorar a resistência das microbacias do entorno da floresta.
 
O projeto Semeando Sustentabilidade nasceu da proposição do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra em parceria com a Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Prefeitura de Itapuã do Oeste, Instituto Chico Mendes ICMBio, representado pela gerência da Floresta Nacional (Flona) do Jamari e Grupo Geoprocessamento.com, vinculado a Universidade Luterana.
 
A proposta participou do processo seletivo realizado durante o último edital do Programa Petrobras Ambiental, em 2008, na linha de fixação de carbono e emissões evitadas, sendo aprovado entre 892 projetos de todo o Brasil.
 
O projeto inclui a criação de um banco de sementes, georreferenciamento e recuperação de áreas degradadas de propriedades rurais, ampliação do Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste e ações de educação ambiental e fortalecimento do capital social local.
 
Seqüestro de carbono
 
O replantio de florestas é uma forma comum utilizada pelo homem para absorver o carbono (CO2) presentes na atmosfera vindos de atividades humanas. Na fase de crescimento, as árvores necessitam de grande quantidade de carbono e retiram esse elemento do ar. Cada hectare de floresta replantada é capaz de absorver entre 150 e 200 toneladas de carbono, diminuindo a concentração deste gás na atmosfera.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS