Desespero, incertezas e ao mesmo tempo uma ponta de esperança. Assim vivem as cerca de 150 famílias existentes na área próxima ao bairro Aponiã (já denominada pelos moradores de bairro Roberto Sobrinho) que foram surpreendidas com uma ação de despejo de pedido de reintegração de posse. Preocupado com a situação das famílias, o presidente da Câmara de Porto Velho, vereador Hermínio Coelho, manteve reunião com os moradores e propôs a formação de uma comissão visando um encontro com o prefeito em busca de solução para o problema.
Conforme determinação da Justiça, os moradores do já denominado bairro Roberto Sobrinho tem até o dia 5 de março para desapropriarem a área que pertence aos donos das empresas Cerâmica Rondônia e Imobiliária Solo, de São Paulo.
A área, localizada próximo ao linhão, está ocupada há mais de quatro anos e, segundo explicam os moradores, estava totalmente abandonada, servindo de esconderijo para marginais. Hoje, a realizada é outra, pois as famílias construíram casas e outras benfeitorias.
Segundo o presidente da Câmara, a situação é delicada, por se tratar de uma ação judicial que deve ser cumprida, mas, os esforços serão concentrados para que algo de urgente seja feito. “Essas famílias estão desesperadas pois correm o risco de serem despejadas. Estivemos reunidos e decidimos criar uma comissão de moradores. Como vereador, irei agendar uma audiência com o prefeito Roberto Sobrinho para que seja discutida uma solução. Não podemos deixar essas famílias desamparadas. Ali tem trabalhadores e crianças que não perderam a esperança”, declarou Hermínio.