O governador Ivo Cassol, acompanhado do assessor da Secretaria de Desenvolvimento, Manoel Serra, e do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, desembarcou no início da tarde desta quinta-feira (10) no aeroporto de Lima, Peru, para encontros com os pre
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Além de proferir palestra falando das potencialidades de Rondônia, dos problemas e das sugestões para que as legislações de ambos os países possam chegar a um denominador comum no sentido de aumentar bilateralmente o comércio entre os dois países. A abertura do seminário está marcada para às 9:00 horas da manhã, com palestra a ser proferida pelo ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Martin Peres, e também pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio so Brasil, Ivan Ramalho. Durante toda a manhã haverá palestras de ministros brasileiros e peruanos, com a presença confirmada dos maiores empresários do Peru e do Brasil, incluindo representantes de Rondônia, e o presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Paulo Skaff.
O presidente Lula também confirmou presença no evento na parte da tarde. Antes, pela manhã, visitará uma escola profissionalizante e a embaixada brasileira em Lima, reunindo-se em seguida com o presidente Alan Garcia no Palácio Presidencial. Ao meio-dia está prevista a reunião dos presidentes com os ministros e governadores, quando Cassol falará da visita que fez ao Peru em maio último e entregará a “Carta de Rondônia”, com as sugestões da administração estadual para a efetiva abertura dos negócios entre os dois países. Após esta reunião acontecerá no Palácio Presidencial o almoço oferecido pelo presidente peruano aos convidados políticos e representantes das Federações de Indústrias de ambos os países. Enquanto isso, no Swiss Hotel acontecerão as rodadas de negócios entre empresários brasileiros e peruanos, que estarão divididos em quatro grandes áreas de atuação, oferecendo e buscando produtos de seus interesses para futuras exportações/importações, uma vez que os detalhes políticos estarão sendo tratados pelos ministros de ambos os países.
A organização do Seminário da Interoceânica é do Ministério da Indústria e Comércio do Peru, e até o momento tem se mostrado impecável. Todos os participantes serão credenciados e existe uma grande preocupação com a segurança dos convidados, com forte presença militar, viaturas e agentes de ambos os países. Todo este aparato para que este importante evento possa marcar verdadeiramente o início de uma grande interação econômica entre brasileiros e peruanos e aconteça sem incidentes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!