Superintendente da Eletronorte destaca Ariquemes como modelo no Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ariquemes lidera o ranking dos municípios rondonienses participantes do Programa Eletronorte de Eficiência de Energia (PEEE). Nos últimos dois anos foi a cidade que mais economizou energia elétrica em prédios públicos.
A Prefeitura e a Eletronorte promoveram na manhã da última segunda-feira (7), uma palestra ministrada pela superintendente de Desenvolvimento Tecnológico de Eficiência Energética, Neusa Maria Lobato Rodrigues, sobre o tema "Uso Racional de Eficiência Energética".
A superintendente ressaltou que a base para a eficácia do consumo racional é a educação.
“Sem ela é impossível qualquer mudança positiva". Neusa Maria destacou que Ariquemes é modelo para todo o Brasil. “Uma cidade, que fez e faz a diferença, com o pouco recurso que tem. Com criatividade, chegou a excelência na economia de energia, revertendo o ganho
Neuza mostrou a economia conquistada por Ariquemes de 2005 a 2008 que atingiu R$ 1,5 milhão. No inicio o consumo em kwh era de 509, hoje 383. “Tudo em Ariquemes foi feito com recurso próprio e muita vontade de mudar para melhor. Em todas minhas palestras, esta cidade é referência nacional. Trabalho todo o Brasil, mas nunca vi um trabalho como este”, concluiu.
Na ocasião a Prefeitura ganhou um computador completo, com impressora e programas, inclusive um especial para o trabalho de controle de energia. O prefeito Confúcio Moura, em seu discurso, lembrou do saudoso Fernando Fonseca, que no início de 2005 o procurou para implantar o programa no município. Confúcio também pediu o apoio da Eletronorte para acompanhar e enviar os relatórios mensalmente. De acordo com o prefeito, será uma parceria para a continuidade da eficácia.
Confúcio pediu aos diretores de escolas e UBS, para que eles mesmos assumam a gestão de suas unidades. “Nós não ficamos só na teoria. Vamos colocar em prática. É para valer. Ensinar os meninos na escola como economizar. Eles são o futuro”, ponderou.
A palestra aconteceu no auditório do Ministério Público Antonio Salvador Jaccomini e contou com a presença do vereador João Leite, dos diretores das escolas municipais, das Unidades Básicas de Saúde, dos secretários, de Obras, Rubens Milock, do Meio Ambiente, Robinson Shoaba, de Agricultura, Adelino Follador, do presidente da Funcel, Nivaldo Vieira, do diretor de Planejamento, Eldo de Lima e da comunidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!