A paralisação dos trabalhadores nos bancos do país poderá chegar ao fim nesta quinta (08). É o comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, recebeu da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no início da noite desta quarta (07), um pacote de propostas sobre atendimento às reivindicações dos bancários. O parecer do Comando orienta pela aceitação da proposta. Resta, agora, a posição dos bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
A informação sobre o possível encerramento da greve nos bancos foi passada pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia (Seeb), Cleiton Santos. O dirigente informou que uma assembleia geral em Porto Velho, no final da tarde desta quinta (08), com a categoria, deverá deliberar pela aceitação ou não das propostas.
Conforme proposta apresentada pela Fenaban, os bancários da rede de bancos privados terão direito a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 90% calculados sobre o salário mais R$ 1024, somados, ainda, a 2 % do total lucrado pela instituição, distribuídos de forma linear. Com o novo percentual, fica mantido o teto de 2,2 salários. Os benefícios serão garantidos independentemente da variação dos lucros.
De acordo com Cleiton Santos, os dias parados poderão ser compensados até o dia 15 de dezembro. A paralisação do atendimento bancário atingirá o 15º dia, nesta quinta, quando a possível aceitação da proposta poderá por fim a greve. O dirigente lembra que mobilização da categoria trará resultados. “A proposta vem com avanços especialmente para os bancários que têm salários mais baixos. Agora, lutaremos que as contratações anunciadas venham suprir as necessidades de Rondônia”, disse o dirigente.
No estado de Rondônia, 65 % das agencias estão fechadas, e na capital, 98 %. Apenas os atendimentos considerados “serviços essenciais” estão sendo prestados. Compensações de cheques e pagamento de benefícios à idosos estão mantidos.