Câmara de Porto Velho discute a qualidade dos serviços bancários em Audiência Pública; clientes ficam até 2 horas nas filas

Câmara de Porto Velho discute a qualidade dos serviços bancários em Audiência Pública; clientes ficam até 2 horas nas filas

Câmara de Porto Velho discute a qualidade dos serviços bancários em Audiência Pública; clientes ficam até 2 horas nas filas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal para discutir a qualidade dos serviços bancários oferecidos à população de Porto Velho, os vereadores irão produzir um documento que será enviado aos membros da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional e às superintendências e diretorias dos bancos instalados na Capital.
 
O documento irá refletir o descaso do serviço bancário na falta de funcionários em número suficiente para um atendimento com dignidade, falta de expansão da base de agências na Capital e no estado para atender a crescente demanda de Rondônia, a ausência de equipamentos e serviços como banheiros, água, acessibilidade para idosos, portadores de deficiência e gestantes além de assentos para descanso. A insensibilidade e o completo desrespeito à lei também constará do documento.
 
De iniciativa do vereador Cláudio Carvalho, PT, a audiência pública contou com a presença de nove gerentes de bancos e do presidente do Sindicato dos Bancários, Cleiton Santos Silva, que começou por afirmar “que não existe banco bom. Todos são exploradores principalmente os privados”.
 
Na sessão aberta pelo pastor Delso Moreira, PRB, e presidida pelo vice-presidente Eduardo Rodrigues, PV, o gerente regional do Banco do Brasil, Edson Silva Lemos que representava a superintendência da instituição, informou que está em curso a instalação de uma nova agência na Rua Oito com Amazonas “para atender a Zona Leste”. O vereador Eduardo protestou informando que aquele local não pertence à Zona Leste e pediu para o banco rever sua decisão e levar a prestação de serviços para a Rua Amador dos Reis, centro comercial da Zona Leste da Capital “ que reúne mais de 30 bairros e mais de l40 mil habitantes”.
 
O gerente da Caixa Econômica Federal, Graciano Ugoline que representava a superintendência do banco, informou também que está sendo instalada uma agência na Rua Alexandre Guimarães, na Zona Leste, para aumentar a base de atendimento à população da Capital. “E vamos instalar mais uma máquina na casa lotérica da Rua Amador dos Reis para dobrar a capacidade de atendimento dos usuários”. Declarou ainda que o estado ganhará brevemente, mais 8 agências nos municípios, “a começar por Buritis”.
 
O presidente do Sindicato disse que o Banco do Brasil contratou 40 funcionários para o estado de Rondônia que tem 36 agências. “Isso não representa nada diante da necessidade de pessoal no estado”. E informou que o governo federal já autorizou o banco a contratar mais 3 mil e a Caixa 2 mil empregados para todo o país. “Caberá agora, à mobilização política para trazer para Rondônia e, especialmente para Porto Velho, o maior número desses novos funcionários” exortou Cleiton Santos. E completou: “temos 1.600 bancários em Rondônia dos quais 600 na Capital. Precisamos do dobro, somente com as atuais agências, para dar razoável atendimento à população do estado”.
 
Nove vereadores e cinco gerentes de bancos privados participaram da Sessão. Esses gerentes, três do Banco Real, um do Bradesco e outro do Itaú, não debateram, não se pronunciaram e deixaram o plenário antes do encerramento dos trabalhos numa demonstração de desapreço à discussão de assuntos de interesse dos seus clientes e da população da cidade. Diante disso o presidente do sindicato foi enfático: “ Os bancos, principalmente os privados, estão explorando nosso povo e os bancários”. E sentenciou: “eles têm que ser penalizados, multados, ter alvarás cassados, agências fechadas. Somente assim, passarão a respeitar as leis e os cidadãos”.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS