Painel Político –(O PT regional é mentiroso, disse Ivo Cassol. Ribamar Araújo concorda)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cassol e o PT
O governador Ivo Cassol disse que o PT rondoniense mente. Acusou a prefeitura de fazer propaganda enganosa a respeito das obras de saneamento na Capital. As declarações foram feitas na manhã desta quarta-feira na residência oficial durante coletiva para falar sobre a denúncia do Ministério Público Federal que o acusa de infidelidade partidária. O governador disse que as obras estão sendo feitas por intermédio do governo do Estado e não por causa do convênio com a prefeitura.
PT e Cassol
Já o PT acusa o governador de mentir na propaganda oficial no que diz respeito a manutenção e pavimentação das estradas estaduais. Quem disse foi Tácito Pereira, presidente estadual do PT ao programa Painel Político. A entrevista do dirigente petista vai ao ar nesta quinta-feira, a partir do meio-dia e meio. Para Tácito, Ivo Cassol também é mentiroso.
Enquanto isso
Ribamar Araújo, deputado estadual eleito pelo PT, soltou o verbo e chamou Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho de “político safado” e afirmou que o PT “se acovardou” diante das denúncias que pesam contra a administração de Sobrinho. Para Ribamar, “o prefeito de Porto Velho não é diferente de nenhum político dos mais safados que ele conhece no País”.
Por outro lado
Assistindo de camarote essa briga está o PMDB de Valdir Raupp, que apesar de fazer parte da administração de Roberto Sobrinho, faz a política da boa vizinhança, sem defender nem atacar qualquer lado.
Mais Cassol
O governador disse que está com a consciência tranquila em relação a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal em relação a sua suposta infidelidade partidária. Na coletiva o governador disse que o MPF o persegue devido a seu desafeto, “aquele rapaz que insiste em me perseguir”. Para quem não acompanha o notíciário político “aquele rapaz” é Reginaldo Trindade, Procurador do MPF em Rondônia.
Palanque
O governador Ivo Cassol disse durante a coletiva que deverá pedir votos para Dilma Roussef em Rondônia, “mas não vou subir em palanque do PT, a Ministra, se for o caso, virá ao meu palanque”, afirmou.
Rasgação de seda
Ivo Cassol foi só elogios para a Ministra-Chefe de Casa Civil. Adjetivos como “pessoa de visão, pessoa comprometida com o povo e sincera” foram usados pelo governador em relação a pré-candidata a presidência da República em 2010. Mas com o PT local, o italiano não quer nem conversa.
Fora da pauta
O julgamento de um Mandado de Segurança impetrado por Acir Gurgacz no STF contra o Ato da Mesa Diretora do Senado que impede sua posse não está na pauta de julgamentos do STF desta quarta-feira, como havia sido divulgado pela imprensa local. Mas isso não quer dizer que não vá ser julgado. De acordo com a assessoria de comunicação do STF, “o fato de não estar na pauta não impede o Ministro-Relator de incluir na última hora”. Porém, eles acham poucoprovável, “não tem havido comentários nos corredores do STF, então acho difícil”, disse um assessor do órgão à coluna.
Iluminação
Mário Sérgio Leiras Teixeira, vereador que atualmente responde pela Empresa de Desenvolvimento Urbano – EMDUR – de Porto Velho garantiu que o problema da iluminação pública da Capital será resolvido ainda esse ano. Ele disse que a empresa está sendo informatizada e que está sendo feito um levantamento de todos os pontos de luz da cidade, “após esse levantamento e a informatização, teremos uma grande facilidade em identificar os locais com problemas”, disse.
Falta padronizar
Mário Sérgio esclareceu que muitas vezes os técnicos da EMDUR chegam para substituir uma lâmpada queimada, mas o bocal é diferente e eles (os técnicos) não fazem o serviço. Agora eles estão buscando padronizar esses pontos para que isso não ocorra mais.
Sem telefone
O titular da EMDUR disse ainda que o fato dos contribuintes não conseguirem falar com empresa se deve ao fato de ter apenas uma linha telefônica, “ela é utilizada para tudo, administrativo, receber denúncias, fazer pedidos, então fica complicado. Mas estamos estudando a possibilidade de implantarmos um call-center para atender essa demanda”, disse Mário Sérgio.
Reclamações
Mário Sérgio também se comprometeu a receber (e atender) todas as reclamações de usuários que forem encaminhadas pela coluna. Portanto, quem estiver com a lâmpada do poste queimada, pode enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com que nós vamos encaminhar para o titular da EMDUR.
Transparência
Um leitor encaminhou o link do Portal da Transparência onde é possível acompanhar quanto de verba o seu município ou o Estado recebem da União ou de convênios. Confira no http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2008&SelecaoUF=1&SiglaUF=RO&NomeUf=ROND%D4NIA
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Propaganda é para os pais
A indústria de alimentos e a Associação Brasileira de Anunciantes devem divulgar hoje um código de conduta que vai restringir a publicidade para crianças. A ideia, que teve adesão de companhias como Coca-Cola, Nestlé, Unilever e Sadia, é deixar de fazer propaganda diretamente para as crianças e pré-adolescentes. O público-alvo passaria a ser os pais – apesar do natural poder de convencimento dos pequenos na hora da compra. Segundo o Estadão, a Associação das Indústrias de Alimentos usou diversas pesquisas científicas para convencer seus integrantes e os anunciantes da importância de criar esse tipo de restrição na propaganda de alimentos e bebidas, medida já adotada em países da Europa e dos Estados Unidos. Algumas empresas, como a Nestlé, já vinham adotando conduta semelhante, por orientação das matrizes.
Internet na tomada
As distribuidoras de energia elétrica ganharam ontem, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorização para oferecer serviço de acesso à internet em alta velocidade e de TV por assinatura pela rede elétrica. O que a Aneel aprovou foi o uso da tecnologia. Para que isso chegue até o consumidor, ainda vai levar tempo. Para vender os serviços, as distribuidoras terão de abrir novas empresas, já que pelas regras do setor, elas só podem faturar com serviços de energia. Também será preciso pedir autorização de prestação do serviço para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já tem fila na porta da Anatel. Pelo menos 11 empresas já entraram com pedido. Para as empresas de telecomunicações tradicionais a tecnologia pode ser uma alternativa para reduzir investimentos em infra-estrutura, já que cabos de luz estão presentes em 98% dos domicílios brasileiros.
Campanha
Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quintela, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Quem puder ajudar essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!