Educação escolar indígena é discutida pela Seduc
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma reunião para discutir, planejar e redefinir ações voltadas para a educação escolar indígena do Estado de Rondônia, bem como prestar contas das ações realizadas até o momento pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI/Seduc), aconteceu a partir das 8:00 horas desta segunda-feira (10), no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no antigo prédio da Unimed. O concorrido evento denominado “Encontro entre Lideranças e Coordenadores Indígenas”, reuniu 49 participantes – 13 coordenadores e 36 lideranças indígenas.
Sônia Casimiro, gerente de Educação, no ato representando a secretária Marli Cahulla, discorreu sobre a importância do evento. “É muito importante este encontro participativo, onde buscaremos o melhor para a educação nas comunidades indígenas”, disse a gerente de Educação. Ela aproveitou ainda para comunicar sobre o fornecimento de energia elétrica às aldeias. “Existem aldeias que estão próximas das redes de distribuição, o que facilitará a oferta de energia, mas para aquelas localizadas mais distantes, estão sendo providenciados geradores, já que é imprescindível que as comunidades indígenas tenham acesso a este bem, fomentador do conforto e progresso”, arrematou Sônia Casimiro.
Por sua vez, Milva Valéria Garbellini e Silva, subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef) valorizou as discussões que sempre acontecem em encontros desta natureza. “As ‘brigas’ nestes casos acontecem sempre no bom sentido e são muito bem vindas, pois é por meio das discussões democráticas que conseguimos avançar na busca de melhorias para a educação escolar indígena”, observou a subgerente do Prodef.
Narai Agoteme Surui, representante indígena no Conselho Estadual de Educação destacou a importância de sua participação naquele órgão colegiado. “Para os indígenas é indispensável a presença de um membro no conselho, pois assim seremos ouvidos na busca de resolução específica para nossa comunidade, pois a Resolução 095 não atende a realidade indígena. A soma de esforços entre o Conselho Estadual de Educação e Seduc será a ferramenta que usaremos para elaborar a nova resolução”, explicou o conselheiro.
Para Josias Gavião, coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena (Neei) é grande a importância da participação dos indígenas nas reuniões da Seduc. “É a garantia de que seremos ouvidos, principalmente na elaboração do Plano Plurianual (PPA) da educação”, enfatizou Gavião.
Participaram ainda da reunião Dalton Tuparai, presidente da Associação Tuparai; Elizeu Cordeiro Machado, chefe do Núcleo de Educação Escolar Indígena; Lígia Braz Bezerra, chefe do Setor de Educação da FUNAI, Délia Gonçalves Colares, assistente Administrativa, representando Luciana Marina Pepe, procuradora da República (MFP) e Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio/Seduc.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!