USINA - Cassol volta a pedir compensação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador de Rondônia, Ivo Cassol, disse nesta sexta-feira (17/07) só considerar conceder a licença de instalação estadual para a LT Jauru-Vilhena quando o governo federal publicar uma medida provisória que compense a perda de arrecadação de ICMS com óleo combustível usado atualmente para geração térmica no estado. Segundo ele, a interligação de Acre-Rondônia ao SIN vai reduzir em R$198 milhões o orçamento anual do governo de Rondônia.
“É muito fácil o pessoal de fora falar de integração, mas eu preciso preencher o buraco de R$ 198 milhões do meu orçamento”, disse o governador durante a cerimônia de início da concretagem da UHE Santo Antônio (3.350 MW) em Rondonia
A Plena Transmissora conectou em junho o trecho mato-grossense da linha a uma linha já existente em Rondônia. A estrutura existente, porém, não tem condições para suportar adequadamente o intercâmbio com o SIN.
Cassol também disse que vai pleitear mais compensações de royalties para o estado com a hidrelétrica do Madeira e que quer uma mudança na legislação atual para que o estado recolha ICMS da energia gerada pela usina. “Precisamos de algo para aguentar o tranco quando a usina ficar pronta, porque vamos ter 6 mil desempregados”, protestou.
Entre as propostas do governo para estimular a economia está a disponibilização do gás natural de Urucu para criação de um polo petroquímico em Porto Velho. O governador também quer estimular a instalação de uma siderúrgica no estado, aproveitando o minério de ferro da região. Hoje, a principal atividade econômica é a agricultura e pecuária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!