Membros do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias do Leite do Estado de Rondônia (Conseleite) estarão reunidos, amanhã, à partir das 9 horas, na Gerência Técnica da Emater-RO (Getec), para discutir a criação e aprovação do Estatuto da entidade.
A necessidade de criação de um Conselho surgiu à partir da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou as denúncias de que os laticínios não estavam cumprindo com os compromissos firmados com os agricultores.
Na época, os membros da CPI ouviram todos os envolvidos desde os proprietários de laticínios, secretários de estados, representantes de instituições ligadas ao setor e representantes das Associações e Cooperativas da bacia leiteira de Rondônia.
Das discussões surgiu a necessidade da Criação de um Conselho que pudesse discutir o preço mínimo do produto e regulamentar os diversos segmentos dentro do setor, como estipular prazos e preços, priorizando a liberdade de negociação.
Criado recentemente o Conseleite obteve a aceitação maciça dos agricultores e adesão dos laticínios. Sua constituição está formada por 18 membros, sendo nove representantes da indústria (oito laticínios e um representante do Sindicado dos Laticínios) e nove representantes dos agricultores (sete agricultores representando o segmento em oito regiões do Estado de Rondônia, um representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro) e um representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).