Programa contra abuso sexual infantil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De acordo com a psicóloga da SEMAS, Hélem Machado de Almeida, o principal objetivo deste programa é esclarecer à população adulta. O trabalho já é realizado em escolas, com as crianças. “É um manifesto a uma violência que não depende de condição social para a sua existência. O trabalho tem que ser de vigilância, de cuidado permanente, por isso enfatizamos a questão da conscientização dos adultos. Pretendemos alcançar a família, os responsáveis pela criança. Para tanto, estamos buscando parceria com empresas, local onde estão essas pessoas”, esclareceu.
De acordo com Hélem, está havendo uma grande adesão de empresas locais ao programa. Elas recebem os profissionais da SEMAS que ministram palestras e divulgam material informativo.
“Conseguimos, desta forma, fazer com que a sociedade conheça o programa. É necessária muita atenção quanto à identificação dos pedófilos. Eles são muito sedutores, possuem distúrbios de sexualidade, não têm relação social comprometida. Eles trabalham com a relação de confiança com a criança”, explicou.
Normalmente quando as crianças sofrem abusos dos pais ou padrastos há uma dificuldade muito grande para que as mães acreditem. Esse fato independe de classe social, afirmou. Nas classes sociais inferiores existe uma dependência financeira, e na média e alta, uma dependência social.
O trabalho da secretaria é voltado para a assistência às crianças e familiares, diagnóstico do problema e encaminhamento para o tratamento. A equipe da SEMAS é formada por psicóloga, advogada, assistente social e educador social. O próximo passo do programa é a capacitação de multiplicadores. Serão treinados orientadores pedagógicos, policiais, pessoas que lidam com crianças em situações especiais e público em geral.
Programação
Terça-feira- às 6 horas- Frigorífico Frialto,
às 10h30- Câmara Municipal.
Quarta-feira- visitas a empresas, hospitais e lã house.
Quinta-feira- dois pit stop com material educativo na BR- 364, no posto da Polícia Rodoviária Federal, às 8 e 15 horas.
Sexta-feira- pit stop no centro da cidade, em frente a Brasil Telecom.
Segunda-feira- Dia “D”, às 10h30 será feito um minuto de silêncio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!