Força tarefa policial e Funai retiram centenas de garimpeiros da Reserva Roosevelt
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma força tarefa composta pela Policia Militar, Policia Ambiental e Funai, retirou no ultimo final de semana de centenas de garimpeiros que estavam trabalhando ilegalmente dentro da Reserva Roosevelt, em Rondônia.
A retirada dos garimpeiros da área , que já foi palco de um conflito recente, foi feita através de uma solicitação das lideranças Cinta Larga junto às autoridades federais.
Segundo informou o coordenador do Conselho Indígena Cinta Larga, Marcelo Cinta Larga, a retirada dos garimpeiros foi solicitada devido aos muitos prejuízos que os índios estariam sofrendo com essa atividade clandestina.
Os garimpeiros que trabalhavam no local foram comunicados pelas lideranças de que deveriam deixar a área em três dias levando todo o seu equipamento.
Marcelo Informou que algumas pessoas desobedeceram a essa ordem e acabaram sendo presas e levadas até as autoridades fora da reserva.
Um destacamento policial permaneceu na área para resguardar o local e evitar o retorno dos garimpeiros. As lideranças Cinta Larga se reuniram e prepararam uma proposta para ser entregue às autoridades onde se comprometem a fechar o garimpo por tempo indeterminado, mas em troca pedem ao governo que apóie as iniciativas que venham proporcionar a nação Cinta Larga condições de sobreviver dignamente.
Marcelo Cinta Larga acompanhou, neste domingo, uma comissão de autoridades formada pelo administrador da Funai e pelo procurador federal em Rondônia, Reginaldo Trindade, que foi de helicóptero até o local das explorações para se certificarem de que realmente a área foi totalmente desocupada pelos garimpeiros.
Ao falar com o jornalista Luizinho Carvalho, o coordenador do conselho indígena Marcelo Cinta Larga disse que tanto ele quanto as lideranças Cinta Larga são contra o garimpo ilegal assim como a destruição do meio ambiente causado por essa atividade clandestina.
“O que nós queremos é que o governo nos dê condições de sobreviver com dignidade, com os mesmos direitos dos brancos, para que nossos jovens possam estudar e ter uma vida melhor”, afirmou.
Marcelo Cinta Larga, que vem participando de vários encontros internacionais onde são discutidos os temas referentes aos povos da floresta, destacou a importância dessa proposta que estará sendo apresentada para as autoridades federais.
“Se tudo for acertado queremos que seja construída uma base da polícia dentro da área para que não haja mais a invasão por parte dos garimpeiros”, detalhou o líder Cinta Larga.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!