Sem-terra negam associação com madeireiros em Rondônia

Sem-terra negam associação com madeireiros em Rondônia

Sem-terra negam associação com madeireiros em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Liga dos Camponeses Pobres (LCP), grupo de agricultores sem terra que atua em diversas regiões do país, nega que tenha se associado com madeireiros para explorar florestas em Rondônia.
A suspeita contra o grupo foi mencionada na última segunda-feira (16) em reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", segundo o qual a LCP é investigada pela Polícia Federal por suposta ligação com exploradores de madeira.
De acordo com a reportagem da "Folha", um relatório da PF indica que os sem-terra estariam fazendo parcerias com madeireiros da região de Buritis, Nova Mamoré e Campo Novo de Rondônia. Eles invadiriam florestas de fazendas produtivas e depois permitiriam a entrada dos desmatadores, dividindo o lucro da madeira.
Em nota divulgada nesta terça-feira, o grupo de sem-terra nega qualquer envolvimento com o corte ilegal de madeira. “Não possuímos grupo armado e não temos nenhum tipo de aliança com madeireiros”, diz trecho do comunicado da LCP.
O grupo também nega que seja uma dissidência radical do MST, como afirma a reportagem: “Todo mundo em Rondônia sabe que a LCP surgiu da histórica resistência dos camponeses de Corumbiara na tomada da fazenda Santa Elina, em agosto de 1995.”
A tomada da fazenda, citada pela LCP, culminou no chamado “massacre de Corumbiara”, quando foram mortos nove sem-terra e dois policiais em uma ação de reintegração de posse.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS