A vice-prefeita de Cacoal, Raquel Carvalho, recebeu nesta quinta, 05, a visita do Coordenador do SAMU/ Brasília/Goiás, programa vinculado ao Ministério da Saúde, o enfermeiro Marcos Aurélio Vasconcelos para discutir a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de Cacoal. Participaram da reunião, a secretária municipal de saúde, Isabel Velasco, o médico oncologista, Doutor Cláudio Queiroz, o diretor administrativo do Hospital São Daniel Comboni, José Marcos de Souza e o assessor jurídico do município, Marcelo Vagner Carvalho.
O SAMU é um serviço de saúde desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias municipais de saúde organizadas e divididas por micro ou macrorregiões. O serviço faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disso, o SAMU intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
Marco Aurélio destacou que após as entregas de ambulâncias básicas ou avançadas, os investimentos, os custos com a manutenção do serviço são rateados entre o Governo Federal (50%), Estadual(25%) e Municipal(25%). “É necessário à criação de consórcio entre os municípios para manter o SAMU” disse.
A vice-prefeita e médica, Doutora Raquel Carvalho, destaca que a qualidade das ações empreendidas no âmbito da assistência à saúde depende, essencialmente, da estrutura oferecida. Outro ponto é a qualificação dos profissionais que exerce um papel fundamental para proporcionar a resolutividade exigida. “Para que se concretize esta proposta teremos que contar com um hospital de grande porte, como o São Daniel Comboni, pois a criação do consórcio aumentaria significativamente a demanda em busca dos serviços de saúde” enfatizou.
Isabel Velasco, durante a reunião, prontificou-se a encaminhar a proposta para o Conselho Municipal de Saúde, ao Colegiado de Gestão, médicos, e todos aqueles que lutam em prol da melhoria da saúde no município de Cacoal para que emitam seus pareceres sobre este serviço para o município.
O SAMU-192 foi criado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº. 1864/GM, em setembro de 2003. Dentre os objetivos, destacam-se os serviços através da Central de Regulação Médica das Urgências, utilizando número exclusivo e gratuito; realização de atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital.