O ancião, Francisco de Castro, de 77 anos, foi assassinato no começo da noite de sábado (17) em decorrência de esfaqueamento desferido por Paulo Andrade Derlans, de 43 anos. O crime aconteceu na propriedade da vítima, um bar localizado na rua, 16 de junho, bairro, Cristo Rei do município de São Miguel do Guaporé. A causa do homicídio teria sido uma dívida, no valor de R$ 70.00 de Francisco com a vítima.
Conforme relata a ocorrência, preenchida pelo PM Augusto, comandante da guarnição, próximo das 18h30 o mesmo foi solicitado pela Central de Operações para atender uma ocorrência de "vias de fato" na rua, 16 de junho do bairro, Cristo Rei. No local os policiais já encontraram o ancião, já sem vida. Minutos depois, através de informações de populares, foi preso, Paulo Andrade Derlans, acusado da pratica do crime.
Conduzido para a delegacia, Paulo Andrade declarou que estava no bar da vítima quando discutiram por causa de uma dívida de R$ 70.00, tendo este ido até a casa de uma irmã e se armado com uma faca, tipo peixeira. No retorno, ao passar em frente o estabelecimento, a vítima teria chamado o acusado de vagabundo.
Paulo Andrade afirmou que foi até dentro do bar, onde novamente ele e Francisco de Castro começaram um novo desentendimento, tendo a vítima se armado com uma faca de cozinha (serrinha). Para se defender, segundo ele, acabou esfaqueando o ancião o que causou a sua morte. Após o trabalho da Política Técnica de Rolim de Moura, o corpo do ancião foi liberado para a funerária de plantão, e o crime, registrado na delegacia de Polícia Civil.