Nesta última segunda-feira, 12, reuniram-se na câmara municipal de Presidente Médici o prefeito José Ribeiro (PMDB), e os vereadores Hailton Artiaga (PTB), Amaurílio Toledo (PDT), Professor Olegário (PPS) e Rubi Ferreira da Costa (PMDB) com o diretor da Caerd, Wilson Lopes, representantes da direção da empresa, da Associação Comercial e sociedade pimentense, para tratar da concessão da distribuição de água do município.
Vários pontos foram abordados, entre eles a tarifa cobrada pela Caerd dos consumidores, que segundo a atual administração e sociedade deve ser revista pela empresa, já que está sendo questionada uma grande desigualdade na cobrança de pessoas física e jurídica.
Segundo o prefeito José Ribeiro, hoje no município as pessoas que tem pequenos estabelecimentos comerciais pagam tarifa muito superior do que algumas residências, que não chegam a gastar nem um terço do consumo residencial, o que gera um descontentamento entre os comerciantes. Outros pontos apresentados pelo prefeito aos representantes da Caerd é quanto à preocupação com o meio ambiente, uma vez que inexiste a rede de esgoto, a não conclusão de implantação dos hidrômetros e o que a empresa investirá no prazo de 30 anos administrando a distribuição de água em Médici. “Nossa preocupação está principalmente nos investimentos que devem ser feitos no município que até agora não foram realizados. Os poucos investimentos foram através de emendas parlamentares, como exemplo o floco-decantador”, disse o prefeito Ribeiro.
Para Wilson Lopes, da Caerd, os pontos apresentados pela administração e sociedade são significativos e relevantes para a empresa, dizendo que todos eles serão analisados antes da assinatura da concessão. “A Caerd pretende investir durante o tempo de vigência do contrato, de R$ 12 a 13 milhões de reais, além de recursos que surgirão ainda este ano, através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, o que nos possibilitará a expansão e melhoramento da distribuição de água em Presidente Médici”, disse.
O prefeito declarou ainda que antes de qualquer compromisso firmado com a empresa Caerd serão analisadas minuciosamente todas as propostas por ela realizadas, além de chamar a população de Médici para apresentar propostas em audiências públicas que serão programadas pela atual administração, dando assim transparência ao caso ora discutido. “Não podemos decidir nada sem antes sabermos o que a população deseja, afinal o que está sendo discutido vai ao encontro dos anseios da população de Médici, por isso vamos ouvi-la”, finalizou Ribeiro.