Ministério do Trabalho confirma encontro com sindicalistas de Rondônia e Acre

Ministério do Trabalho confirma encontro com sindicalistas de Rondônia e Acre

Ministério do Trabalho confirma encontro com sindicalistas de Rondônia e Acre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


Uma das principais personalidades da história do movimento sindical no Brasil, Luiz Antônio de Medeiros, confirmou vinda a Porto Velho no próximo dia 30, quando estará reunido com sindicalistas rondonienses e do Estado do Acre -- é o que informam a CUT e a Força Sindical em Rondônia. Medeiros é o atual secretário de Relações do Trabalho do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).

Dentre os assuntos a serem tratados no encontro -- que vai ocorrer na sede do Sinjur (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia) – o representante do MTE explanará sobre a implantação definitiva do Sistema Mediador do Ministério do Trabalho, que possibilita, através da internet, ao trabalhador e ao empregador acesso direto ao conteúdo das negociações coletivas de suas respectivas categorias, como por exemplo, os benefícios acertados entre as partes e o reajuste definido. Esse sistema de consulta ainda não foi implantado em Rondônia e no Acre.

“Na ocasião, o secretário também proferirá palestra sobre a resolução 151 da OIT [Organização Internacional do Trabalho], no tocante a portaria 186 que, no primeiro caso, estabelece negociação coletiva do trabalho para servidores públicos”, informa o presidente da Força Sindical, Antônio Acácio Moraes do Amaral.

Para o presidente da CUT em Rondônia, Itamar Ferreira, esta reunião com Luiz Antônio de Medeiros é de elevada importância para o movimento sindical dos dois estados. “Medeiros é o representante do Ministério do Trabalho que tem a alma sindical, por todo o seu histórico de luta – o que possibilita uma identificação com os sindicalistas e uma maior compreensão das questões inerentes aos trabalhadores e suas respectivas categorias”, destacou.

Sobre Medeiros

Luiz Antônio de Medeiros se consolidou como uma das mais influentes lideranças sindical do País na greve geral de 21 de julho de 1983, que foi a primeira manifestação unitária e organizada dos trabalhadores depois do golpe militar, contra a política econômica, contra o arrocho salarial e a favor da reforma agrária e da redemocratização do Brasil.

Em 1991 foi eleito primeiro presidente da Força Sindical nacional, declarando que era preciso dar aos trabalhadores o reconhecimento de que eles poderiam participar do processo, sentando às mesas de negociações e endurecendo quando necessário, e que, antes de tudo, os trabalhadores fossem voz ativa dos novos tempos que viriam.

Em 1998 conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Em sua atuação como deputado, Luiz Antônio de Medeiros desbaratou o contrabando e a falsificação de produtos no Brasil, com a cinematográfica prisão do contrabandista Law Kin Chong; foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPÌ que investigou o crime organizado, tendo sido obrigado, na ocasião, a andar escoltado por um policial, por causa de ameaças de morte pela máfia do crime organizado.

A prisão de Chong e a cinematográfica gravação, em vídeo, de sua tentativa de subornar Medeiros surpreenderam o país. A operação foi feita em conjunto com a Polícia Federal, que há anos tentava prender um dos chefes do contrabando da pirataria de produtos no Brasil – crimes que desviam, segundo o então diretor da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda “bilhões de reais, na sonegação de tributos e não pagamento de encargos trabalhistas, com repercussões dramáticas no índice de desemprego”.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS