Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na semana de 03 a 07 de novembro, pesquisadores, agricultores familiares e técnicos participarão do curso “Formação de agentes de pesquisa em agroecologia”. O curso promovido pela Embrapa Rondônia e pelo Projeto Padre Ezequiel e acontece na Casa do Produtor em Ji-Paraná/RO, com a parceria das Unidades da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, Comissão Pastoral da Terra, Projeto Terra Sem Males, MST e Ceplac. 

 
De segunda a quarta-feira, serão repassadas pelos pesquisadores da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Lírio Reicher e Carlos Alberto Medeiros, informações relacionadas ao processo metodológico sobre a sistematização de experiências com um enfoque em agroecologia, além de uma breve abordagem das experiências já sistematizadas pela EMATER/RS-ASCAR. Também serão tratados, durante esta capacitação, aspectos sobre metodologia de “Diagnósticos”, mostrando questionários para se fazer o diagnóstico. Lírio Reicher explica que também fará um resgate das tecnologias que foram trabalhadas por projetos em pesquisa participativa da Embrapa, como os resultados do “Projeto RS RURAL” e do  “Projeto Rede de Referência”.
 
Nos dois últimos dias, a capacitação será ministrada pelo pesquisador Cláudio Bruschinelli, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), que abordará sobre a construção e utilização de indicadores de sustentabilidade como ferramenta para avaliação de impactos sócio-ambientais da produção de base ecológica.
Além da parte teórica, estão programadas visitas a áreas de produtores, em Mirante da Serra e Vale do Paraíso, para que os participantes possam treinar o que viram na teoria.
 
Este curso é uma das ações do projeto "Alternativas Agroecológicas para a Agricultura Familiar Sustentável em Rondônia", coordenado pelo pesquisador José Orestes Merola, da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 


De acordo com Orestes, esta capacitação é a primeira ação do projeto que teve início neste semestre e que tem o prazo de três anos de execução. Com este projeto, a Embrapa juntamente com os demais parceiros, pretende, mediante a identificação e sistematização de técnicas e experiências agroecológicas, tomando por base agricultores familiares do Projeto Padre Ezequiel, Mirante da Serra e Vale do Paraíso validar de forma participativa tecnologias alternativas de produção animal e vegetal com enfoque agroecológico para a agricultura familiar em Rondônia. Orestes enfatiza que os agricultores familiares, principais beneficiários desse projeto, estarão envolvidos diretamente no processo de elaboração, pesquisa e desenvolvimento, respeitando-se, no entanto, as especificidades metodológicas e o grau de interação entre os técnicos e agricultores. Deste modo, os agricultores familiares serão atores integrantes do projeto, participando das tomadas de decisões e execução de atividades em igualdade com técnicos e pesquisadores.

 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS