Sipam e Uniron promovem curso 'Meteorologia para Jornalistas'

Sipam e Uniron promovem curso 'Meteorologia para Jornalistas'

Sipam e Uniron promovem curso 'Meteorologia para Jornalistas'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Porto Velho (30.10.2008) – O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a faculdade Uniron promovem em Porto Velho no próximo dia 8 de novembro o curso 'Meteorologia para Jornalistas'. O objetivo é capacitar profissionais do Jornalismo no entendimento geral do que é a Meteorologia, fornecendo informações importantes para a abordagem de temas recorrentes na região amazônica, como friagens, ciclos hidrológicos, melhor uso das previsões meteorológicas e como as ferramentas da meteorologia podem ajudar a vida das pessoas que moram na Amazônia, em especial em Rondônia. A formação das chuvas, estações do ano, o que é friagem, trombas d'água, rajadas de vento, tempestades, entre outros temas serão apresentados e explicados. O público alvo são jornalistas, profissionais de comunicação e estudantes de Jornalismo. As vagas são em número limitado.
O curso será ministrado pelos meteorologistas do Sipam, Ranyére Nóbrega e Luiz Alves, doutor e bacharel em Meteorologia, respectivamente, e terá carga horária de 8 horas (manhã e tarde), com emissão de certificado pelas instituições parceiras.
“A Amazônia está no centro das discussões ambientais em todo o planeta. Por isto, é necessário termos profissionais do Jornalismo mais preparados e qualificados para lidar com o tema Meio Ambiente e suas variáveis - uma delas é a Meteorologia. Em Rondônia, esperamos contribuir com informações relevantes para o melhor entendimento destas questões”, diz o meteorologista Ranyére Nóbrega.
O conteúdo programático do curso tratá, entre outros, os seguintes tópicos: atmosfera; radiação solar e sua influência no tempo e no clima; temperatura, umidade relativa e pressão atmosférica; fatos e mitos meteorológicos; como se forma a chuva; ciclo hidrológico; ventos, ventanias e tempestades; climatologia de Rondônia; previsão do tempo e como utilizá-la melhor; mudanças climáticas e suas influências no cotidiano.
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas na Coordenação de Comunicação Social da Uniron. Mais informações pelos telefones 69 3733-5015 (Uniron) e 69 3217-6200 (Sipam).
Sipam
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é um órgão da Presidência da República, vinculado à Casa Civil, e possui como missão "integrar informações e gerar conhecimento atualizado para a articulação, o planejamento e a coordenação das ações globais de Governo na Amazônia Legal Brasileira, visando a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável na região".
O Sipam está presente na Amazônia por meio de três Centros Regionais - Belém (PA), Manaus (BE) e Porto Velho (RO). Este último tem como área da abrangência os Estados do Acre, de Rondônia e Mato Grosso.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS