ESCÂNDALO - Camionetes não poderiam ter sido compradas com recursos do FUNDEF, diz MEC

ESCÂNDALO - Camionetes não poderiam ter sido compradas com recursos do FUNDEF, diz MEC

ESCÂNDALO - Camionetes não poderiam ter sido compradas com recursos do FUNDEF, diz MEC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério da Educação, através da assessoria de comunicação, informou ao Rondoniaovivo.com na tarde desta quinta-feira (23), que as camionetes Hilux, compradas pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF é ilegal.

De acordo com o MEC, os recursos tanto do FUNDEF, e do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico – FUNDEB, que substituiu o anterior, devem ser usados exclusivamente para o apoio ao ensino e não para a compra de veículos, “esse dinheiro só pode ser utilizado para a aquisição de veículos que atendam o transporte escolar”, explicou Jamille Souza dos Santos, assessora de comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

O que diz a lei
 
De acordo com o Artigo 70, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “considera-se manutenção e desenvlvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:  
I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação; 
II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos
necessários ao ensino; 
III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino; 
IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao
aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino; 
V - realização de atividades -meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de
ensino;
VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;
VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto
nos incisos deste artigo; 
VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.”
 
O que diz a SEMED
 
Em contato telefônico com a ex-secretária de Educação de Porto Velho, Epifânia Barbosa sobre o roubo da camionete, que ocorreu em sua gestão, a mesma declarou que não tinha conhecimento sobre o assunto, “vou entrar em contato com o Erivaldo (de Souza Almeida, secretário-adjunto) para me inteirar dos fatos e depois me posiciono sobre o assunto”.
 
O que diz a população

Vários leitores do Rondoniaovivo.com emitiram suas opiniões nos comentários da notícia sobre o roubo da camionete Hilux, comprada com recursos do FUNDEF e que foi parar na Bolivia após ter sido roubada no estacionamento de um supermercado da Capital.

A leitora Maria Vale questionou, “o que um carro oficial fazia no supermercado? Comprando cadernos pros estudantes? E porque essa notícia só veio a tona agora?”.

O leitor Anselmo Rabello, de Porto Velho disse que “ as autoridades brasileiras já deveriam ter tomado as providências para acabar com este tipo de comércio. Brasileiro rouba o carro no Brasil e troca por cocaína ou armas no pais vizinho (Bolívia). Se for tentar por meio oficiais, a vítima vai ser obrigada a comprar o seu veículo para trazer de volta, fato este, é para não deixar o boliviano no prejuízo, é o que eles dizem. E o boliviano ainda diz a vítima, (quem fez o roubo ou furto, e levou para a Bolívia foi o próprio brasileiro). Nós aqui residentes próximo da fronteira Brasil / Bolívia deveríamos tomar providências em relação a esses abusos bolivianos. Sobre o referido contrato com a empresa para resgatar o veículo foi a melhor medida, só que os 20% deveria sair do bolso do secretário da Semed e não de nós contribuintes. Fazer compras ou buscar filho no colégio com carro oficial nunca vai acabar. Moral da história: Vai virar em PIZZA”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS