Evento é realizado entre os dias 21 e 23, no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) em todo o país, começou hoje (20) e vai até o dia 26 (sábado). Em Porto Velho, várias instituições de pesquisa mostrarão suas atividades e produtos tecnológicos durante a Feira de Ciências e Tecnologia, que começa amanhã (21) e vai até a quinta-feira (23), no Ginásio Cláudio Coutinho, no período de 9h as 21h. Mais de 20 instituições irão participar da Feira e cada uma terá um estande para apresentar seus trabalhos.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) vai participar da Feira de Ciência e Tecnologia mostrando aos visitantes vários de seus produtos e serviços, como o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (Proae) que mapeia o desmatamento em terras indígenas e unidades de conservação; o programa Sipamcidade, usado para o planejamento municipal; o GEOSIPAM, um Sistema de Informações Geográficas (SIG); a Malha Viária Digital de Rondônia; além dos serviços de monitoramento meteorológico. Alem da Feira, o Sipam também programou visitas supervisionadas às suas instalações no bairro Aeroporto. As visitas devem acontecer na sexta-feira (24), em três horários: de 8h as 10h; de 10h às 12h; e 14h às 16h.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem por objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A iniciativa do MCT também quer chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.