Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acre - Imposto Territorial Rural do Acre deve ser pago até 30 de setembro
A declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) deve ser entregue até a próxima terça-feira, 30. O envio do documento é obrigatório para produtores rurais do Acre, que têm imóveis com área igual ou superior a mil hectares no Pantanal mato-grossense e sul-matogrossense, na Amazônia Ocidental, ou ainda de 500 ha para aqueles localizados no Polígono das Secas e Amazônia Oriental.
Para os demais municípios a obrigatoriedade é para os produtores com terras em áreas de 200 hectares. De acordo com a Receita Federal as pessoas que não declararem até o prazo estabelecido deverão pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite de R$ 50. No ano passado foram entregues no Acre 17.663 declarações.
Em 2008 dados preliminares indicam que quase quatro mil produtores prestaram contas à Receita Federal. Os produtores que não estiverem em dia com a Receita Federal perderão o direito de emitir a Certidão de Débitos pela Secretaria da Receita Federal, além de ser impedido de transferir o imóvel e não poder obter financiamentos ou créditos em instituições financeiras oficiais.
Os isentos do pagamento do imposto e, independente, da extensão da área do imóvel rural devem apresentar a declaração. Mais informações podem ser obtidas através do site da Receita.
Fonte: Fonte: Governo do Acre - JK
Amazônia - Arcebispo de Manaus denuncia tráfico de mulheres na Amazônia
O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, disse que a Amazônia tornou-se uma das maiores rotas do tráfico de mulheres. A afirmação aconteceu no final da oitava Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Macau, na China. De acordo com o jornal Diário do Amazonas, as informação são do jornal ‘Correio da Manhã’ e da Agência Ecclesia, ambos de Portugal.
- As redes vão buscá-las nas aldeias mais pobres do Interior com promessas de emprego em Portugal e quando elas se apercebem estão presas numa teia de onde já não podem fugir -, declarou o arcebispo em seu discurso.
Dom Luiz é vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e participou do evento com mais 12 bispos da comunidade Lusa: Angola, Luanda, São Tomé, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Maputo, Portugal e Timor-Leste. O encontro constituiu um espaço de partilha sobre a realidade das Igrejas de cada país, na presente situação sócio-económica e política.
Cidades grandes
Os bispos concluíram que a afluência de pessoas às grandes cidades faz aumentar a pobreza e o desrespeito pelos direitos humanos, favorece a corrupção e a economia informal, dificulta a organização das comunidades cristãs e é terreno fértil para novos grupos religiosos, que usam a prosperidade como teologia e seduzem a população, ansiosa por bem-estar e com cultura religiosa debilitada.
As igrejas e os seus pastores, segundo o encontro, continuam a seguir “com dolorosa atenção o drama demasiado freqüente do tráfico de pessoas, sobretudo crianças e mulheres, promovido por influentes grupos internacionais”. E reconhecem o trabalho realizado por várias instituições, seja na denúncia, seja na resposta preventiva, seja, ainda, no acolhimento das vítimas.
Fonte: Diário do Amazonas - NR
Roraima - Juiz proíbe venda de bebida alcoólica a partir de 6ª feira
Os bares e restaurantes dos municípios de Iracema, Caracaraí e Mucajaí deverão deixar de vender bebida alcoólica mais cedo nessa eleição. É que o juiz da 2ª Zona Eleitoral do Estado, Marcelo Mazur, determinou que a proibição nessa região começará a partir da zero hora dessa sexta-feira, dia 03 de outubro.
Ele afirma ainda que o consumo de bebidas em bares e restaurantes durante a noite causa a aglomeração de pessoas e, pode influenciar indiretamente na compra de votos às vésperas da eleição.
Fonte: Folhabv.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!