Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acre - Bolivianos fogem para o Brasil
Os conflitos no Departamento de Pando, na Bolívia, fizeram cerca de mil bolivianos atravessarem a fronteira com em direção ao Acre, nessa terça-feira  (16).

Segundo o senador boliviano, Paulo Bravo, o grupo estaria hospedado em casa de familiares no Brasil em Brasiléia (AC). Parte delas são brasileiros que viveram cerca de quatro anos no país vizinho.

Com a prisão decretada do governador de Pando, Leopoldo Fernandez, as ruas da capital ficaram mais calmas.

A Polícia Militar do Acre informou que cadastrou apenas 20 famílias. As autoridades dos dois países se reuniram, nesta terça-feira (16), para montar plano de ajuda aos imigrantes.

Fonte: G1

Amazonas - Alunos fazem caminhadas contra a exploração infanto-juvenil
Cento e trinta e oito unidades educacionais da rede municipal de ensino estão realizando diversas atividades por conta da Semana Internacional Contra Exploração Sexual e Tráfico Humano de Mulheres e Meninas, que acontece de 17 a 23 de setembro em diversas áreas geográficas da cidade.

Como pontapé das caminhadas, alunos de escolas municipais da Zona Sul reuniram-se na manha desta quarta-feira (17), em três pontos da área, para fazer panfletagem alertando para a importância de se combater a violência sexual de meninos e meninas.

- É importante saber que existem pessoas que se preocupam com o bem-estar dos nossos filhos. Fico feliz porque posso confiar na escola e percebo que o trabalho é sério. Sei disso por meio da minha filha, que mesmo com cinco anos sabe muito bem quando alguém quer abusar dela fisicamente - disse Luiza Ferreira, mãe da aluna Isabele, de cinco anos, que estuda no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Eurico.

Conscientização

Alunos da Escola Municipal Nazira Chama Daou resolveram chamar a atenção dos moradores do bairro de Educandos de forma diferente, com gritos de guerra “Um, dois, três, pedofilia não tem vez”. A professora da escola, Cristiane Ribeiro, diz que os alunos estão atentos sobre a questão da pedofilia e que com a ajuda de todos esse problema será resolvido.

- Nossos alunos precisam estar cientes de que não devem se calar. É por meio de suas vozes que podemos combater esse ato tão nojento e mesquinho que vem assolando o nosso País. Por isso dizemos em voz alta não à exploração infantil - afirmou Cristiane.

Roraima- Moradores da Raposa Serra do Sol acusam PF de parcialidade
Indígenas aliados a produtores de arroz, moradores do Distrito do Surumu, área de maior tensão entre índios favoráveis e contrários à demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, apresentaram um relatório a um grupo de parlamentares com denúncias de suposta atuação parcial da Polícia Federal a favor do grupo ligado ao Conselho Indígena de Roraima (CIR).

De acordo com a funcionária da subprefeitura do Distrito de Surumu, Genilza de Ambrósio, os moradores que defendem a permanência dos arrozeiros “estão se sentindo desamparados, sem apoio da PF ou da Força Nacional de Segurança”.

No relato, entregue nesta terça-feira (16) ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e a deputados da Assembléia Legislativa do estado, o grupo acusa a PF de revistar apenas veículos ligados aos agricultores e liberar a entrada sem restrições para pessoas e caminhões a serviço do CIR.

- Somos discriminados. A Polícia Federal come e convive em parceria com o pessoal do CIR. Com a gente o tratamento é outro. Nós é que fazemos a nossa própria segurança - afirmou.

Entidades estrangeiras

No texto, os moradores também argumentam que há interferência de entidades estrangeiras, como as organizações não-governamentais Greenpeace, Amigos da Terra e WWF em defesa da demarcação contínua. “Dos padres, da Igreja Católica também. Fazem de tudo para excluir as famílias que trabalham com os agricultores”.

Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a assessoria da Polícia Federal afirmou que apenas o superintendente da corporação em Roraima, José Maria da Fonseca, pode responder sobre a atuação da PF na região indígena, mas está em viagem a trabalho. O Conselho Indígena de Roraima afirmou que nenhum dos diretores da entidade estaria disponível para comentar as denúncias do relatório nessa quarta-feira (17).

Fonte: Agência Brasil - RC  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS