VERGONHA - Futuro conselheiro do TCE viajou com esposa para Paris com despesas pagas pelo povo de Rondônia
O deputado Chico Paraiba, indicado pela Assembléia Legislativa de Rondônia para ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, está respondendo diversos processos na justiça, com acusações de corrupção passiva até a participação no esquema da “farra das passagens aéreas”.
Segundo denúncia do Ministério Público de Rondônia, que tem como embasamento o inquérito policial 237/2005 da Policia Federal, durante o período que funcionou o esquema criminoso de emissão de bilhetes de companhias aéreas para viagens destituídas de qualquer interesse público, o indicado da ALE/RO para o TCE, deputado Chico Paraiba desviou R$33.530,95.
A falta de compromisso com o dinheiro público fica evidente quando, em maio de 2003, sob pretexto de participar de um simpósio internacional sobre a "mobilização para projeção da bovinocultura de Rondônia no mercado internacional”, Chico Paraíba levou a esposa Ivanir Araújo para Paris na França com todas as despesas pagas pela Assembléia Legislativa. Consta ainda na denuncia do MPE que Paraíba e esposa aproveitaram e deram uma esticada até Roma na Itália, também com recursos públicos.
Apontado pela Assembléia Legislativa de Rondônia como um homem digno de assumir uma vaga como conselheiro do tribunal de Contas do estado, possuindo idoneidade moral e reputação ilibada, Chico Paraíba está aguardando a posse que deverá ser dada na segunda-feira.
Por ter passeado na Europa, utilizando recursos oriundos da casa do povo, o Ministério Público pediu a incursão de Chico Paraíba nos artigos 312, 29 e 71 do Código Penal Brasileiro