Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Brasileiro executado a tiro na Bolívia
O jovem André Rainer Rodrigues da Silva (22), natural de Senador Guiomard, foi assassinado ontem de madrugada na estrada que liga Cobija, capital do Estado de Pando, ao município de Vila Busch. O corpo do rapaz apresentava várias perfurações de arma de fogo - duas na cabeça - e sinais de torturas.
A polícia brasileira informou que André tinha envolvimento com o crime organizado da fronteira e teria participação direta em alguns assassinatos ocorridos do lado boliviano nos últimos meses. Existem suspeitas de que sua morte tenha sido encomendada pelo narcotráfico Mauro Vasques, atualmente preso.
Informações dão conta de que André Rainer foi visto pela última vez por um primo por volta das 2 horas da madrugada desta quarta-feira, quando disse que iria para uma casa de prostituição de uma estrada da zona rural de Cobija, onde ocorreram vários assassinatos.
Por volta das 3h30, o brasileiro, com uma prostituta, foi surpreendido por vários homens que o arrastaram para o meio da estrada e espancaram-no. Em seguida, mataram-no com tiros na cabeça, nas costas e na perna direita.
O corpo do brasileiro foi encontrado pela manhã com duas perfurações de bala e um corte de arma branca (possivelmente um terçado) na cabeça e sinais de torturas por todo o corpo. Ele estava despido ainda com uma camisinha no órgão genital.
AMAZONAS
Apenas 77 municípios têm possibilidade de realizar segundo turno
Dos 5.565 municípios do país, apenas 77 têm possibilidade de realização de segundo turno nas eleições de outubro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em duas capitais, Boa Vista (RR) e Palmas (TO), a eleição do próximo dia 5 de outubro será decidida logo no primeiro turno.
De acordo com a Constituição Federal, o segundo turno só pode ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Em Boa Vista, por exemplo, existem 159.075 eleitores e em Palmas, 127.106 eleitores.
Em alguns estados, como o Maranhão, com 4.159.519 eleitores em 217 municípios, e o Acre, com 443.148 eleitores em 22 municípios, apenas suas capitais têm possibilidade de segundo turno.
RORAIMA
Policiais vão buscar acusado de ser executor de Rogério do BC
Uma equipe de policiais civis chegou ontem à cidade de Marabá, no Estado do Pará, para fazer o recambiamento do preso Manoel da Conceição Ribeiro, apelidado de Irmão. A expectativa é que ainda hoje os policiais cheguem com ele a Boa Vista. Irmão é fugitivo da prisão em Roraima e, ao ser preso no início do mês de julho no Pará, confessou através de carta precatória ser ele o autor dos tiros que mataram o empresário Rogério de Oliveira Rosa, dono da rede de supermercados BC, em Boa Vista, cujo crime se deu em agosto do ano passado.
Na época, Irmão cumpria pena no regime semi-aberto na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e poucos dias depois do crime fugiu. Ele acabou preso no Estado do Pará após uma tentativa de assalto. A prisão dele é a chave para conclusão da investigação que apura o assassinato de Rogério Rosa, cujo crime teve comoção popular. Extra-oficialmente, a Folha foi informada que, ao confessar o crime, ele deu declarações que deverão mudar o rumo da investigação.
Antes de sua prisão, a polícia em Roraima trabalhava com um nome como mandante para o crime, mas ao confessar ter matado Rogério, Irmão revelou o nome de outra pessoa. O assassino deu detalhes de como foi planejado o crime e informou que a morte do empresário foi negociada em R$ 20 mil, cujo montante foi pago de duas vezes pelo mandante. Ele ainda informou o nome do piloto da moto Twister de cor prata que foi usada na fuga.
A moto era dele e foi apreendida dias depois do crime por agentes da Delegacia-Geral de Homicídio. Segundo o acusado, o veículo foi entregue a um colega para que desse fim e a idéia era que jogasse no rio Branco, o que não ocorreu. Tão logo o veículo foi apreendido, ele fugiu de Roraima. Além do nome de Manoel, Irmão ainda usava dois nomes falsos, Carlos Alberto de Souza e Francisco da Silva.
O recambiamento de Manoel da Conceição (Irmão) estava sendo feito em sigilo. Ontem, após o surgimento da informação, a Folha tentou falar com o delegado Glauber Lorenzini, que preside a investigação, mas não conseguiu contato com ele.
CASO – Rogério foi executado com três tiros no domingo do Dia dos Pais, na frente da filha pequena e da esposa, na porta de um dos supermercados no bairro Pintolândia, no momento que desceu do seu carro. O assassino se aproximou de capacete para evitar a identificação e chamou pelo empresário.
Rogério foi atingido pelos tiros. Um dos projéteis acertou o olho direito dele. Rogério caiu na calçada do seu estabelecimento, enquanto o atirador foi ao encontro de outro elemento que também estava de capacete e aguardava na moto Twister. O empresário chegou a ser levado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, mas morreu pouco tempo depois.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!