Em reunião realizada no Sebrae na última segunda-feira (20) os empresários das zonas sul e leste de Porto Velho discutiram com entidades parceiras ações de melhoria para o comércio varejista da região. A ação faz parte da agenda do Projeto Varejo em Movimento do Estado de Rondônia, que atende a micro e pequenas empresas.
Participaram da reunião representantes da Organização dos Empresários da Zona Sul (Oezsul), Organização dos Empresários da Zona Leste (Oezoleste), Federação do Comércio de Rondônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, Caixa Econômica Federal e Sebrae e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) Rondônia.
Foram definidas as ações a serem trabalhadas até dezembro de 2008, como treinamentos, promoções comerciais, obras de infraestrutura e mobilização dos empresários, validando as oficinas de planejamento realizados nas próprias localidades com os comerciantes e parceiros.
O consultor Carlos Roberto Ferreira, do Instituto Fecomércio de Pesquisa, apresentou os resultados de estudos demonstrando que o projeto superou seus objetivos, com as empresas atingido um aumento de 37% no faturamento; redução de 62% na taxa de inadimplência, e queda de 4,1% na rotatividade de funcionários, resultados comparativos de 2005 a 2006 das empresas que participam do projeto Varejo em Movimento.
Também foi validada a programação de treinamentos para o período de setembro a novembro de deste ano, na zona sul: Desenvolvimento Gerencial no Varejo, Técnicas de Vendas, Vitrinismo, Atendimento ao Cliente. Na zona leste: Lidando com a Inadimplência (Palestra) e Atendimento ao Cliente. Os treinamentos serão realizados no Senac Cidadão, Zona Sul, e na Escola Bom Princípio respectivamente.
PROMOÇÕES
Os empresários da Oezoleste informaram que será trabalhada em parceria com a comunidade atividade comemorativa do dia das crianças na escola Bom Princípio, e que também realizarão campanha promocional de Natal, já com o projeto da campanha em elaboração, discutida inicialmente com a prefeitura de Porto Velho, que estuda o apoio através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.
Os da Oezsul confirmaram sua programação de campanha para o Natal em que será buscado o apoio dos parceiros para viabilizar as atividades na região – em virtude de já haver diversas atividades na cidade para o dia das crianças, o grupo se empenhará efetivamente para o fim de ano.
Foi proposta, ainda, uma visita técnica do grupo de empresários a outro projeto Varejo para o ano de 2008 a ser mais bem estudado por todos os parceiros para definição do período e local que deverá ser visitado, visando trocar experiência com empresários de outra região do Brasil que já estejam com o trabalho de associativismo bem desenvolvido como referência para novas idéias e estratégias para Porto Velho.
AGÊNCIA BANCÁRIA
Elton Parente, gestor do Varejo em Movimento pelo Sebrae, fez apresentação do kit educativo Como Vender Mais e Melhor no Varejo, produto disponível para toda a comunidade. Trata-se de um treinamento através de vídeo e apostila em que empresário ou comerciário pode adquirir o kit e estudar de forma autônoma, em seu ambiente de trabalho ou em casa, com investimento de R$ 15,00. O grupo aprovou o produto e vários empresários o adquiriram na reunião.
O representante da Caixa Econômica Federal, Carlos Fernandes, informou ao andamento da instalação de uma agência bancária na zona leste – já há local definido para construção, a ser iniciada em setembro deste ano, com previsão de funcionamento para janeiro de 2008.
Da reunião todos saíram com a certeza da evolução do projeto e o ganho que está sendo obtido para as duas regiões de Porto Velho com Projeto Varejo em Movimento que, através da parceria, está ajudando o comércio a se preparar melhor para seus desafios.
PARCEIROS
São parceiros do projeto: Oezsul, Oezoleste, Sebrae, Fecomércio, Senac, prefeitura de Porto Velho, CDL Porto Velho, FCDL de Rondônia, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.