Sebrae inicia centro para mediação de conflitos para micro e pequenas empresas

Sebrae inicia centro para mediação de conflitos para micro e pequenas empresas

Sebrae inicia centro para mediação de conflitos para micro e pequenas empresas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começa a funcionar na sede do Sebrae, em Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (16), o Centro de Mediação de Conflitos Empresariais no formato de extensão universitária permanente, implantado em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O centro prestará serviços comunitários a empresas de micro e pequeno porte e a empreendedores de empresas informais. Num primeiro estágio, será feito um diagnóstico em que os alunos da Ulbra atenderão no Sebrae aos micro e pequenos empresários e empresários informais às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h para que eles possam ser encaminha à Ulbra com data e hora definidos para resolução de conflitos via mediação, até o final do mês de setembro. Depois, disso, fará os atendimentos apenas em instalações do campus da Ulbra em Porto Velho. O novo serviço é fruto de parceria entre a universidade e o Sebrae em Rondônia, disponibilizando aos demandantes as garantiras necessárias ao entendimento. A mediação será feita por professores dos cursos de direito, administração de empresas e psicologia, que acompanharão os alunos, que atuarão nos processos como co-mediadores. O objetivo do convênio é criar a cultura da paz demonstrando ser possível e viável o método alternativo de resolução de conflito via mediação. “Aos acadêmicos será possível praticar as técnicas de mediação empregada teoricamente nos cursos, quebrando paradigma da resolução de conflitos via litígio”, informa Liliane Cougo Dionisio, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae. A proposta é oportuna também por materializar um dos benefícios propostos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que vem tendo uma adesão muito boa em função da desburocratização e da desoneração sobre a legalização empresarial. “A sociedade civil pode usufruir de um método alternativo de resolução de conflitos por meio da mediação, que é uma forma adversarial. O Sebrae estará, com isso, oferecendo um serviço de qualidade às micro e pequenas empresas e trazendo à legalidade as que se encontram na informalidade”, conclui Liliane Dionisio. Capacitação No último final de semana, no Sebrae, aconteceu o curso de formação de multiplicadores em mediação e arbitragem. Professores da Ulbra, da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, além de delegações do Estado do Acre, discutiram métodos extrajudiciais para resolução de conflitos, conceitos, etapas da mediação, conciliação e arbitragem, procedimento arbitral e sentença arbitral. A capacitação foi uma iniciativa da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Sebrae, BID e MSD Tecnologia Educacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS