TEATRO: AS SOMBRAS DE LEAR, Uma transcrição da obra Rei Lear, de William Shakespeare

TEATRO: AS SOMBRAS DE LEAR, Uma transcrição da obra Rei Lear, de William Shakespeare

TEATRO: AS SOMBRAS DE LEAR, Uma transcrição da obra Rei Lear, de William Shakespeare

Foto: Divulgação

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O Imaginário inicia nesta próxima quarta-feira (14/08) o projeto de estudo, pesquisa e que resultará na montagem do espetáculo AS SOMBRAS DE LEAR a ser transcrito da obra “REI LEAR”, de William Shakespeare. A direção ficará a cargo da Atriz e Diretora Bya Braga Quem é Bya Braga? É Professora e pesquisadora em Artes Cênicas , área Interpretação Teatral. Bacharel e especialista em Terapia Ocupacional, Pós-graduação em Teatro; Mestrado em Estudos Literários e Doutoranda em Teatro pela UNIRIO (área de concentração/linha de pesquisa: Teorias e técnicas teatrais/processos e métodos de construção cênica). Já realizou estudos em disciplinas com os professores Ana Maria Bulhões de Carvalho (RJ), Flora Sussekink (RJ), Beatrice Picon-Vallin (França) e Luiz Camillo Osório. Realiza atividades de criação e atuação e produção artística, desde 1986. Participou como atriz de vários outros espetáculos cênicos profissionais sob direção de Paulo César Bicalho, Bibi Ferreira, João das Neves, entre outros. Também atuou, em curtas e longas metragens com destaque para os filmes O general (1999) e Dalmar e Rosália (2001). Com este último fui premiada como melhor atriz no Festival de Cinema-Varginha (MG) em 2002. Integrou o Grupo Galpão (Minas Gerais), onde participou do espetáculo A RUA DA AMARGURA, sob direção de Gabriel Vilella, fazendo diversas apresentações, nos principais centros, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília entre outra. Também realizou apresentações em Portugal. Esse espetáculo recebeu vários prêmios nacionais (Shell, Molière, ente outros). Como diretora teatral, dirigiu os espetáculos Tempestade, de Aimè Cesaire (1993-1994) uma concepção para apresentação em espaço alternativo específico; O rei da vela, de Oswald de Andrade (1995); Comédia, de Samuel Beckett (1996), e realizei direção de produção e assistência de direção cênica de João das Neves no espetáculo Troços e Destroços (1998). Estas duas últimas montagens foram concebidas para espaços alternativos específicos. Desde 2000 é coordenadora artística do GRUPA (Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação), grupo teatral fundado na UFMG. Integrando-o também como atriz, no GRUPA realiza atividades de seu próprio projeto de pesquisa cênica desde 2001 (“Ação-poética”). Neste grupo orienta pesquisa de alunos graduandos de artes cênicas sobre a preparação técnica do ator contemporâneo e criação artística. Em 2001, dirigiu o espetáculo teatral No país da gramática, sendo também responsável pela sua dramaturgização e trilha sonora. Este trabalho foi realizado para apresentação na rua a partir da peça A morta, de Oswald de Andrade. Esta montagem também esteve fundamentada na pesquisa de Mestrado realizada sobre semiologia teatral. Neste mesmo ano de 2001 ministrou curso de atuação e dirigiu o espetáculo A padaria nossa com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no assentamento Dorcelina Folador/PR numa promoção do Festival Internacional de Teatro de Londrina/PR. Este espetáculo foi criado para apresentação em praças e ruas. Em setembro de 2002 estreou novo espetáculo teatral juntamente do GRUPA, Os cupins, para rua, com dramaturgização e encenação sob sua coordenadas, inspiradas no texto teatral francês contemporâneo Carta aos atores, de Valère Novarina. Entre 2002 e 2003 dirigiu o espetáculo Escola de Quixotes, com sua adaptação a partir dos textos Escola de Bufões (Michel de Guelderode) e Dom Quixote de La Mancha (M. de Cervantes), para apresentação em espaço alternativo (teatro de arena, ao ar livre). Em 2003 atuou no espetáculo Nossa pequena Mahagonny, uma produção e realização do GRUPA para rua e/ou espaços alternativos. Este espetáculo foi criado a partir da obra Ascensão e Queda da cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht. Este trabalho foi apresentado também em Berlim-Alemanha, no 11º Simpósio Internacional da Sociedade Bertolt Brecht e cumpriu temporada até março de 2004. Em 2005 realizou a concepção, direção e dramaturgização do espetáculo Hoje tem baile!. Este trabalho foi concebido a partir do espaço Casa do Baile, pertencente ao conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Atualmente o trabalho é preparado para circulação nacional e foi selecionada para a Mostra Universitária do Festival Rio cena contemporânea - RJ. Em 2006 exerceu as funções de direção assistente e preparação técnica de atores, com o diretor João das Neves, bem como conduzou o Laboratório de criação, para o espetáculo “Besouro-Cordão de Ouro”, temporada de dezembro a janeiro/2007 no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), e nova temporada na Casa França Brasil (RJ) entre fevereiro e março de 2007. Na área de ensino e pesquisa, trabalha como professora e pesquisadora em Interpretação Teatral na Universidade Federal de Minas Gerais. De 1993 a 1998 exerci atividades no Teatro Universitário (Curso Técnico de Formação de Ator) e, desde 1998, trabalho na Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema, no Curso de Graduação em Artes Cênicas , como Professora Assistente, ministrando aulas na área de interpretação, improvisação e direção cênicas. Sou membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) desde sua fundação em 1998. AS SOMBRAS DE LEAR - CALENDÁRIO DE TRABALHO: 13/08 – Desembarca em Porto Velho a Atriz e Diretora Bya Braga * Recepção do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira 14/08 – Abertura e início dos trabalhos 14/08 a 13/09 – Período de Estudos, pesquisas e Laboratórios 16/08 – Aula sobre Cultura Inglesa, com Prof. Miguel Nenevê e Professora Graça/UNIR.RO 17/08 – Aula sobre História de Rondônia, com convidados especiais. 14/09 - Às 20h30, no Teatro Um do SESC, Pré-estréia de AS SOMBRAS DE LEAR, dentro da programação do projeto: Aldeia Guaporé de Artes do SESC/Rondônia.
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