A apicultura rondoniense aproveita todas as propostas de potencial mercado, participando das feiras agropecuárias e industriais que sucedem desde o mês de junho. Até domingo (12), por exemplo, o Projeto Apis Centro, que tem entre seus parceiros o Sebrae, vem reunindo apicultores na Exposição agropecuária, Comercial e Industrial de Cacoal (Expoac), onde deve, ao final contar com aproximadamente 250 visitantes ao estande, em funcionamento desde o dia 8.
Durante a visita, o público pode fazer degustação de produtos apícolas, com compradores fechando diretamente com os apicultores negócios futuros.
Além disso, também consolida-se a cultura de o mel silvestre, além de remédio, é uma importante fonte nutritiva, enriquecendo o cardápio e a culinária regional, inclusive em substituição ao açúcar.
Durante a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Rolim de Moura (Expoagro), de 31 de julho a 5 de agosto, 1,5 mil pessoas passaram pelo estande do Apis Centro, que proporcionaram também contatos para aquisição direta com expositores a comercialização do mel como suplemento alimentar.
Ao participara das feiras, o Projeto Apis Centro viabilizou a divulgação das seguintes entidades: Associação de Apicultores de Espigão do Oeste, de Rolim de Moura, de Chapada dos Parecis e Associação de Apicultores de Cacoal.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Deputado apresenta denúncia de irregularidades no Incra de Rondônia
*
Gastronomia: “Caminho das Águas” capacita restaurantes em Vilhena