Com o objetivo de prestar assistência a crianças com câncer, médicos e funcionários do hospital de Base Ary Pinheiro (HB) fundaram o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc). O núcleo é uma associação civil, de assistência social, sem fins lucrativos. O trabalho envolverá ações diretas e atenderá menores de 18 anos, portadores da doença. A fundação da Nacc aconteceu nesta quinta-feira (03), no auditório do HB, em Porto Velho.
“Nossa intenção, é criar uma rede de apoio, que atuará de maneira complementar ao tratamento oferecido pelo Estado. O núcleo concentrará pessoas sensibilizadas com o problema do câncer infantil, proporcionando assim, condições necessárias para que os pacientes e acompanhantes, que não possuam unidade própria de albergue, possam minimizar todas as dificuldades inerentes ao tratamento” afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde (Sesau) e sócio fundador do Nacc.
O núcleo de apoio oferecerá, as crianças e adolescentes com câncer, hospedagem ao paciente e a um acompanhante, assistência social, odontológica, alimentação, terapia ocupacional, fisioterapia e atividades pedagógicas. O Nacc atenderá nos períodos de consulta, exames e tratamento ambulatorial e outros procedimentos médicos, que não exijam internamento hospitalar do paciente. O núcleo ainda realizará campanhas educativas e de conscientização, voltadas para os pais e para a sociedade em geral.
Assistência social - Para a manutenção do Nacc serão realizadas campanhas destinadas a angariar doações. Também serão celebrados convênios ou contratos com instituições públicas ou privadas. O Nacc não é uma entidade médica e sim de assistência social, portanto não trata dos pacientes. “O tratamento é de responsabilidade do serviço médico aonde a criança é matriculada e atendida. O paciente só poderá ser cadastrado no Nacc, se for encaminhado por um serviço de oncologia pediátrica, como por exemplo, o oferecido pelo Hospital de Base”, explicou Amado Rahhal, diretor do HB e também sócio fundador do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer.