Consultores do Mtur defendem o envolvimento das IES em projetos turísticos

Consultores do Mtur defendem o envolvimento das IES em projetos turísticos

Consultores do Mtur defendem o envolvimento das IES em projetos turísticos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os projetos de inventário da oferta turística, no entender de Valdir Cobos, Consultor do Ministério do Turismo, devem envolver as Instituições de Ensino Superior, cuja contribuição tende a ser fundamental para o turismo em todo o País. “As Instituições de Ensino Superior devem ocupar seu espaço no contexto turístico, inclusive mostrando o potencial que possuem nas regiões onde atuam”, disse. Segundo Cobos, a participação das IES também é importante do ponto de vista que podem apropriar-se dos conhecimentos que são trabalhados para viabilizar um banco de dados com informações do setor.    

 
 O consultor salientou que o envolvimento das Instituições de Ensino Superior também é fundamental para ampliar os conhecimentos de seus acadêmicos e transformar seus professores em profissionais especializados em atividades de consultoria na elaboração de projetos turísticos. “Hoje, o turismólogo ainda não é valorizado profissionalmente como deveria, e uma posição mais participativa das instituições pode ser decisiva para mudar esse quadro”, mencionou. Valdir Cobos ainda observou que o aluno que desenvolve pesquisas na área de turismo tende a ser um profissional altamente qualificado e tornar-se referência no mercado, especialmente pela vasta experiência acumulada durante as atividades como acadêmicas. “O acadêmico deve assumir-se como agente transformador de uma realidade que exige a inter-relação profissional com a sociedade”, acentuou.
Curso na São Lucas
Valdir Cobos e Zulmeia Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Consultores do Ministério do Turismo, ministraram, no Anfiteatro III da Faculdade São Lucas, o Curso Metodologia do Inventário da Oferta Turística, com a proposta de repassar as novas normas turísticas, com metodologia inventaria para representantes dos órgãos envolvidos com atividades turísticas em Rondônia, incluindo representantes do interior do estado, além de técnicos e professores da área de turismo. O evento contou com a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho e do Fórum Estadual de Turismo de Rondônia.
No decorrer do curso, Valdir Cobos e Zulmeia Pinheiro mostraram dimensões do inventário da oferta turística do ponto de vista econômico e social, analisando o envolvimento das comunidades para a geração de oportunidades e negócios. Segundo Cobos, é indispensável que haja uma sintonia entre os governos federal, estaduais e municipais para que seja viabilizado um trabalho conjunto em prol do turismo. No caso específico de Rondônia, Valdir Cobos destacou que a integração das regiões turísticas deve ser feita com a unificação de um banco de dados, definindo e divulgando o potencial turístico em cada município. “A base do turismo está nos municípios, onde devem ser elaborados os programas para que possam ser viabilizados os recursos, financeiro e logístico, para o setor, incluindo um trabalho de sensibilização. É fundamental mostrar a importância do serviço turístico”, disse.
Alunos do 8º Período do Curso de Turismo da Faculdade São Lucas também estiveram presentes ao evento. Para a professora Arely Rute, coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria da São Lucas, além da importância do tema abordado pelos técnicos do Ministério do Turismo, o curso permitiu que os alunos pudessem ampliar mais os conhecimentos que já haviam adquirido em sala de aula. “O que os alunos viram é o que têm aprendido na teoria e praticado sobre a metodologia do inventário da oferta turística”, destacou a coordenadora.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS