Pesquisador de faculdade da capital estuda matéria-prima para a produção de biodiesel na Amazônia

Pesquisador de faculdade da capital estuda matéria-prima para a produção de biodiesel na Amazônia

Pesquisador de faculdade da capital estuda matéria-prima para a produção de biodiesel na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O estudante do curso de Biologia da Faculdade São Lucas, Everton Guzem Braga, teve o projeto de pesquisa selecionado pelo PIBIC no ano passado. O projeto já está em fase de conclusão, e prevê a melhor maneira de se explorar matéria-prima para o biodiesel, de acordo com a região amazônica. O orientador do estudante no projeto, o professor universitário Anselmo, está acompanhando toda a pesquisa, assim como, dando assessoria no processo que inclui técnicas de extração e pesquisa em laboratório. De acordo com a pesquisa, eles extraem o óleo do fruto da palmeira que produz o coco “Babaçu”, que após o beneficiamento em laboratório, se transforma em um óleo que é utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel. “Mas antes, existe um processo técnico até esse óleo chegar a sua composição liquida”, enfatiza o orientador. Everton no último domingo apareceu em entrevista exclusiva no programa Universitando, que vai ao ar ao meio-dia pela programação regional da Redetv. Durante a matéria, ele explicou que o biodiesel pode ter outras composições, principalmente composições nativas, que já existam nos locais de produção. Ele defende a palmeira que produz o “coco babaçu” como uma solução mais barata para se chegar ao combustível natural aqui na região. De acordo com o pesquisador, em média são coletadas até 69 gramas de babaçu por palmeira, o que corresponde a 69% de eficácia na extração do fruto. Outra vantagem atestada nessa pesquisa, explica Everton, seria a preservação da floresta que poderia vir a ser derrubada para se plantar o girassol – outra matéria-prima do biodiesel - aqui na Amazônia. “A palmeira “babaçu” é uma árvore natural dessa região. Isso pode dispensar o girassol, pois existem árvores suficientes para iniciar uma produção de biodiesel sem causar nenhum impacto ambiental”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS