Nova friagem pode ocorrer esta semana em Rondônia

Nova friagem pode ocorrer esta semana em Rondônia

Nova friagem pode ocorrer esta semana em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais uma friagem pode ocorrer nos próximos dias em Rondônia. A seqüência de pulsos frios esse ano impressiona pela intensidade e propagação das ondas de ar frio.
Quem disse que 2007 seria o ano mais quente da história, desde que se têm dados coletados no Brasil? Pois é, enquanto os renomados e super-respeitados cientistas alertaram a população mundial, de que este seria o ano mais quente da história em todo o mundo, o mesmo não pode ser dito na América do Sul, sul do continente africano e na Austrália. As ondas de frio que afetam essas regiões desde maio, já é um recorde absoluto no número de formações frias. O calor que assustou os Estados Unidos e parte da Europa recentemente, não reflete na previsão feita em nível de escala mundial. Antes fosse, então, essa previsão apocalíptica tivesse sido alertada para americanos e europeus apenas, os maiores poluidores do planeta e que agora pagam caro com suas próprias vidas o custo do não-controle da emissão de gases poluentes. No Brasil, quem disser que este ano não está fazendo frio no País estará erroneamente enganado. Basta olhar os dados e as imagens Brasil afora de como o inverno está sendo rigoroso. O frio bateu semana passada, incríveis -07°C (sete graus abaixo de zero) na serra catarinense, recorde de temperaturas mínimas em toda a Região Sul desde o ano 2000 e dias seguidos de muito frio no Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Norte, o número de friagens esse ano impressiona. Até o momento, 8 eventos de frio atingiram Acre, Rondônia, sudoeste do Amazonas e sul do Pará. Uma seqüência de dias frios não registrados desde o ano 2000. Em Rondônia, a cidade de Vilhena registrou no dia 10 de maio, a menor temperatura no mês desde o outono de 2000. A mínima marcou apenas um dígito na zona urbana, com apenas 09,5°C, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na sexta-feira, 27, Ji-Paraná registrou apenas 11,8°C às 7 horas, segundo dados do SIVAM no aeroporto local. Em Porto Velho, a mínima baixou para 14°C, também segundo o INMET. Este ano, o frio tem sido tema de debate entre a comunidade cientifica em si, pois estamos em ano de La Niña, que é o episódio de temperaturas negativas nas águas superficiais do oceano Pacifico. Em anos de La Niña, as ondas de frio entram com mais facilidade continente adentro levando frio até latitudes menores, como no caso a Amazônia. E o que esperar para esta semana? Será que poderemos estar prestes a nona friagem do ano? Se depender dos dados numéricos, aqueles feitos por computadores especiais, os chamados modelos numéricos, a resposta é sim! Poderemos estar diante do nono evento frio no sul da Amazônia. As previsões ainda divergem muito, pela distancia de previsão e a data prevista de o fenômeno ocorrer, mas os primeiros dados já colocam tal possibilidade de friagem a partir de sábado, dia 04.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS