Escola–Fábrica Esperança já capacitou 230 mães em Ariquemes

Escola–Fábrica Esperança já capacitou 230 mães em Ariquemes

Escola–Fábrica Esperança já capacitou 230 mães em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma chance de inserção ao mercado de trabalho e a oportunidade de um rendimento extra já é realidade para cerca de 230 mães moradoras do município de Ariquemes. Elas fazem parte do projeto Escola-Fábrica Esperança implantado no ano passado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social e que oferece cursos de capacitação e formação de mão de obra para famílias cadastradas nos programas Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Grupo de Apoio Social (GAS). A prefeitura municipal de Ariquemes optou pela profissionalização das mães e até de pais ao constatar que muitas famílias estavam sendo sustentadas somente com o benefício que recebiam mensalmente do governo federal. E assim, a secretaria de Desenvolvimento Social passou a oferecer cursos de secretária doméstica, faxineira, babá, pintura em tecido, manicure e cabeleireiro, para as mulheres e para os homens é oferecido um curso de horta orgânica, todos sem custo algum. “Notávamos que a maior preocupação das mães era não sair para trabalhar fora e deixar as crianças sozinhas em casa, por isso quando o perfil da família é este, orientamos a participarem dos cursos de manicure, cabeleireiro ou pintura em tecido, onde elas podem trabalhar em casa e não ter que se preocupar em deixar os filhos”, explica o prefeito Confúcio Moura. Segundo Marlene Eliza Pereira, coordenadora da Escola Fábrica Esperança, o objetivo de complementar a renda das famílias está sendo atendido e mais ainda, de formar cidadãos mais felizes consigo mesmos e com a auto-estima equilibrada. “Para se ter idéia, para fazer o curso de secretária doméstica as mulheres recebem aulas com psicólogos, fisioterapeutas – para que saibam trabalhar sem se machucar -, advogados – para que conheçam seus direitos e deveres - enfim são bem treinadas. Até os empregadores ficaram mais satisfeitos”, resume Marlene. Para o mês de agosto a coordenadora explicou que estarão abertas novas turmas de pintura em tecido e manicure. “No início do projeto tínhamos dificuldades em formar turmas, precisávamos convidar através das palestras e rádios, agora a realidade está diferente, porque o resultado está sendo bom”, comemora. Mas o melhor de tudo, segundo a coordenadora é a melhoria do ser humano ao final de cada curso. “Tem um caso que não esqueço de uma moça que no início do curso era aborrecida com tudo e foi fazer o treinamento praticamente forçada. Conforme foi melhorando a auto-estima dela fomos notando o surgimento de uma outra pessoa. Hoje ela é mais feliz, nem trabalha mais como secretária doméstica e já sonha em fazer faculdade”, finaliza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS