A prefeitura de Ariquemes saiu na frente com o planejamento de diversas estratégias para atender as demandas que surgirão com a construção das usinas Jirau e Rio Madeira, na região de Porto Velho. As obras tiveram parecer positivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), no início do mês de junho e agora a administração municipal de Ariquemes promove para empresários, produtores rurais, madeireiros, donos de hotéis e comerciantes de todos os demais segmentos para a elaboração de projetos que possam promover inclusão social e minimizar os impactos das obras, principalmente a vinda desordenada de pessoas de várias partes do País para o município. A ação faz parte do projeto Ariquemes, Energia de Rondônia, que prevê a implementação de várias atividades que promovam o desenvolvimento da região.
O prefeito Confúcio Moura, junto com os secretários municipais, está iniciando um programa de conscientização através de campanhas publicitárias e criação de cursos de capacitação que serão ministrados pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e Centrais Elétricas S/A (Furnas), para preparar pessoal para o projeto complexo Rio Madeira. “No dia 06 de agosto acontece a primeira importante reunião, com a participação de 200 empresários da Região. O evento será o primeiro passo da prefeitura de Ariquemes para que a cidade possa estar preparada para essa fase de desenvolvimento energético no Estado”, disse o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento e Meio Ambiente, Vitório Higuit, o China.
Atualmente o município de Ariquemes possui cerca de 100 mil habitantes e com a chegada das Usinas o número de residentes na cidade deve saltar para 150 mil. “Queremos conscientizar nossos empresários, agricultores e a população em geral, da importância de preparar o município para a evolução e desenvolvimento da Região”, declarou o prefeito. As duas usinas que o governo federal pretende construir, no rio Madeira, juntas vão produzir 6.450 megawatts de energia.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Rondônia se prepara para as usinas: Gazeta Mercantil destaca impacto das obras
*
Licenciamento para rio Madeira é vitória da sociedade, avalia Marina Silva