Dívida do Beron deverá ser votada na terça-feira (10)

Dívida do Beron deverá ser votada na terça-feira (10)

Dívida do Beron deverá ser votada na terça-feira (10)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Expedito Júnior (PR/RO) garantiu a inclusão na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado do processo que discute a dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron). O presidente da CAE, senador Aloísio Mercadante (PT/SP), afirmou que na próxima terça-feira (10) será lido o relatório do senador Romero Jucá (PMDB/RR) para que os parlamentares possam analisar o caso. Jucá ainda não antecipou se seu voto será a favor ou contra o perdão da dívida. Em abril de 2003, o governador Ivo Cassol submeteu à apreciação do Senado o Ofício “S” nº 12 com o termo aditivo do contrato de abertura de crédito de compra e venda de ativos, realizado em 12 de fevereiro de 1998, entre a União, o Estado de Rondônia, o Beron e o Rondônia Crédito Imobiliário. Expedito Júnior citou, durante a reunião da comissão na manhã de hoje, que tenta, desde março deste ano, a apreciação do processo do Beron. “Já estamos prestes a encerrar este semestre de trabalho e ainda não conseguimos apreciar o Ofício “S” nº 12, que é de 2003”, reclamou. O senador de Rondônia informou que tem o direito regimental de requerer ao Plenário do Senado que esta matéria seja incluída em Ordem do Dia (para votação em plenário), uma vez que o parecer não foi oferecido no prazo regimental. “Já tenho o número de assinaturas suficientes para levar a matéria à votação em regime de urgência”, disse Expedito Júnior. Segundo Expedito Júnior, a dívida do Beron, inicialmente de R$ 40 milhões, passou para quase R$ 600 milhões nos quatro anos de intervenção do Banco Central. “Queremos dar a César o que é de César. Não queremos privilégios. Se houver responsabilidade do Estado, que o governo arque na mesma proporção”, disse Expedito Júnior. Passo-a-passo: - No dia 20 de março de 2007, a CAE aprovou requerimento de autoria do senador Expedito Júnior, onde ficou decidido que o Ofício “S” nº 12/2003, que trata do Beron, seria incluído na pauta de votações da comissão. - Mas em seguida, levantou-se a questão de que o processado estava extraviado. - Por meio de outro requerimento, o senador Expedito Júnior obteve a aprovação do plenário para que o processo do Beron fosse reconstituído. - O senador Aloísio Mercadante determinou a reconstituição de todo o processo. - Levantou-se outro problema: a dificuldade de se reconstituir o caso, alegando-se que não se tinha de onde obter as cópias necessárias. - Em razão disso, o senador Expedito Júnior entregou oficialmente à CAE cópia completa de todo o processo, inclusive dos relatórios que já haviam sido apresentados. A cópia foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa para ser protocolada. - Quando a cópia já estava na Secretaria-Geral da Mesa para ser protocolada, surgiu a informação de que o relator, senador Romero Jucá, localizou o processo que estava extraviado. - Romero Jucá elabora seu parecer. O caso do Beron deverá ser votado na próxima semana.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS