O Sebrae está participando da 22ª Exposição Agropecuária de Vilhena, que teve início no último sábado (30). O escritório local disponibilizou um estande para a Cooperativa dos Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa) para exposição de produtos feitos pelos apicultores associados e suas famílias.
A parceria do Sebrae com a Cooapa se deu através do programa Proápis, que atende também aos produtores das cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras.
A união permitiu que os apicultores tivessem acesso a linhas de crédito nos bancos de fomento à produção e a informações sobre como melhorar o agronegócio mel. Para isso, o Sebrae disponibilizou uma série de cursos para os associados da Cooapa.
O superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, participou da abertura da Expovil, na noite de sábado, e comentou sobre o apoio aos pequenos produtores. “O nosso objetivo é fazer com que ele (produtor) agregue valor à sua propriedade. Queremos proporcionar alternativas de renda. Estamos também organizando o processo de associações e criando novas lideranças. Temos que agradecer o apoio do governo do Estado e das prefeituras nesse processo, que foi imprescindível”, declarou.
A Coopa surgiu em 2003 e conta com 37 apicultores. O mel produzido na região sul de Rondônia é considerado de excelente qualidade e livre de agrotóxico, pois é colhido direto no cerrado, em áreas livres de contaminação. A produção anual é de 100 toneladas de mel, representando mais da metade da produção rondoniense.
Um dos apicultores filiados a Cooapa é Juarez Bruno Silveira. Ele avaliou que a parceira da cooperativa com o Sebrae foi de vital importância para que agronegócio do mel na região do Cone Sul se desenvolvesse. “Além de melhorar a nossa renda, o nome Sebrae dá um peso ao nosso produto no mercado”, disse.
Visando tornar a produção do mel um agronegócio familiar entre os membros da Cooapa, o Sebrae realizou alguns cursos para as esposas dos associados. Durante as aulas, são ensinadas as técnicas para a fabricação de produtos derivados do mel como sabonetes e pães.
“Além unir mais a família, nos garante uma renda. Os produtos estão tendo uma grande procura”, diz Jocely Martinho Nascimento, esposa de apicultor da Cooapa e uma das alunas.